Pular para o conteúdo
Economia

Negociações sobre novo empréstimo para a Grécia começam nesta segunda-feira

O objetivo das negociações é conseguir finalizar até 20 de agosto um terceiro empréstimo à Grécia
Arquivo -

O objetivo das negociações é conseguir finalizar até 20 de agosto um terceiro empréstimo à

Representantes dos credores da Grécia (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) iniciam na segunda-feira (27) as conversas com as autoridades gregas para um novo empréstimo ao país, informou neste domingo (26) a Comissão Europeia. A previsão é que as reuniões comecem assim que as equipes chegarem a Atenas.

De acordo com a comissão, ainda não está decidido se, na primeira fase das discussões, as equipes serão constituídas por técnicos ou por chefes das delegações das quatro instituições envolvidas – além das três citadas, as reuniões contarão também com a participação do Mecanismo Europeu de Estabilidade. No sábado (25), uma fonte do Ministério das Finanças grego havia informado que as negociações começariam na terça-feira (28). Nos últimos dias, têm sido apontadas várias datas para o início da missão.

O objetivo das negociações é conseguir finalizar até 20 de agosto um terceiro empréstimo à Grécia, que enfrenta problemas de liquidez e que nessa data terá de pagar 3,19 bilhões de euros ao Banco Central Europeu. Em setembro, Atenas terá de fazer um reembolso de 1,5 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

O regresso a Atenas das instituições credoras foi imposto à Grécia no acordo feito em Bruxelas no dia 13 de julho. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, também teve de se comprometer a fazer uma série de cortes orçamentários, além de reformas que prolongam a austeridade com a qual o partido de esquerda Syriza tinha prometido acabar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é queimada com água quente e espancada por namorado em Campo Grande

rivalidade

[ BASTIDORES ] União teve rivalidade, mas em MS…

Nome influente da elite partidária brasileira articula movimento para assumir o controle da presidência dos Correios

PM estava na varanda quando ouviu gritos de socorro em roubo de moto que acabou em morte de ladrão

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Mais um feriadão chegando

Últimas Notícias

Polícia

Morre trabalhador de acidente de ônibus que caiu de ponte na MS-436 com 40 passageiros

Trecho de rodovia em que ônibus caiu deve passar por reparos

Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Campo Grande

Feriado e ponto facultativo em repartições públicas altera o horário de funcionamento de serviços

Cotidiano

VÍDEO: Movimento Sem Terra bloqueia BR-163 em Campo Grande

Na segunda-feira (28), o grupo interditou a BR-060

Polícia

Bebê de 8 meses é estrangulado na fronteira com MS e mãe adolescente é suspeita

A criança foi encontrada morta com sinais de espancamento