Pular para o conteúdo
Economia

Mais um indicador confirma ano ruim para o comércio em MS

Aumento nas vendas do varejo foi de apenas 0,4% em agosto
Arquivo -

Aumento nas vendas do foi de apenas 0,4% em agosto

Mato Grosso do Sul ficou entre os três estados que registraram aumento no volume de vendas do varejo em agosto deste ano, segundo dados da Pesquisa do Comércio divulgados nesta quinta-feira (14) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ainda assim, os resultados não são animadores, já que em relação ao ano passado há variações negativas no comércio.

Mato Grosso do Sul teve aumento de 0,4% de julho para agosto, mesmo resultado verificado no Acre. Ceará teve alta de 0,2% e estabilidade foi vista no estado do Amazonas. As outras 23 unidades do país apresentaram queda no volume de vendas em relação ao mês anterior.

Na comparação com agosto de 2014, a redução do volume de vendas no varejo chegou a 1,7%. No acumulado do ano há um leve aumento de 0,3% e em 12 meses um acréscimo de apenas 1,5%.

Brasil

O volume de vendas do comércio varejista teve variação de -0,9% e a receita nominal, de -0,2%. Já em relação a agosto de 2014, o volume de vendas do comércio varejista recuou 6,9%, acumulando quedas de 3,0% no ano de 1,5% nos últimos doze meses. Para a receita nominal, a variação foi de 1,1%, acumulando altas de 3,7% no ano e de 4,9% nos últimos doze meses.

Em agosto, seis dos oito setores do varejo tiveram queda no volume de vendas. Os resultados das atividades foram: Veículos e motos, partes e peças (-5,2%); Livros, jornais, revistas e papelaria(-2,6%); Material de construção (-2,3%); Móveis e eletrodomésticos (-2,0%); Tecidos, vestuário e calçados(-1,7%); Combustíveis e lubrificantes (-1,3%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,2%);Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%). Já Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,6%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,0%) avançaram frente a julho.

O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4,8%) exerceu o principal impacto negativo sobre a taxa do varejo. Foi a sétima queda consecutiva nessa comparação, acumulando uma perda de 2,3% no ano e de -1,7% em doze meses.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista é arremessado contra para-brisa de carro após colisão em Porto Murtinho

Padrasto suspeito de envenenar jovem em São Bernardo é preso

Artista inglês faz mural em homenagem a Diogo Jota perto do estádio do Liverpool

Novo lar: após viralizar na internet, cão Silveira é adotado por família

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

vacinação

SC: 11 bebês recebem antídoto contra picada de cobra em vez de vacina em hospital

Últimas Notícias

Cotidiano

Ponto de apoio para pessoas em situação de rua volta ao Parque Ayrton Senna nesta quinta-feira

O objetivo é oferecer suporte às pessoas em situação de rua que recusam acolhimento permanente nas unidades da rede de assistência social

Política

Pessoas com autismo e Alzheimer podem ser rastreadas em MS

Projeto de lei sugere fornecer dispositivo de rastreamento às famílias de pessoas com deficiência

Brasil

Comissão da Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Texto deve ser votado no plenário da Casa, o que deve ocorre em agosto

Brasil

Moraes manda Brazão esclarecer violação da regra de prisão domiciliar

Defesa do ex-deputado federal tem prazo de 48 horas para prestar esclarecimento