Pular para o conteúdo
Economia

Dilma destaca aumento da produtividade na safra 2013/14

Durante a cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15, a presidente Dilma Rousseff comemorou nesta segunda-feira, 19, o crescimento da safra 2013/14, que deve colher 191,2 milhões de toneladas de grão, ou 1,6% a mais do que na safra anterior. Dilma ponderou que o crescimento ocorreu mesmo com a ocorrência de ‘contratempos […]
Arquivo -

Durante a cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15, a presidente Dilma Rousseff comemorou nesta segunda-feira, 19, o crescimento da 2013/14, que deve colher 191,2 milhões de toneladas de grão, ou 1,6% a mais do que na safra anterior. Dilma ponderou que o crescimento ocorreu mesmo com a ocorrência de ‘contratempos climáticos em importantes áreas agrícolas do País’.

A presidente afirmou ainda que o ‘o mais importante’ é o aumento da produtividade, o que permite que ‘a produção cresça mais do que a área plantada’. De acordo com Dilma, o crescimento da produtividade se deve a avanços nas áreas de melhoramento genético, controle de doenças e ‘outros avanços tecnológicos’.

‘O Brasil tem motivos de sobra para se orgulhar do nosso ‘, disse a presidente. Dilma afirmou ainda que o agronegócio brasileiro é um ‘modelo de sucesso’.

A presidente também utilizou seu discurso para criticar o governo tucano que, segundo a presidente, tinha dificuldades em ‘fazer uma política de crédito adequada’. ‘Lembrar o cenário de 12 anos nos ajuda a ter uma posição mais precisa para as transformações que vamos construir juntos’, declarou.

Sem citar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou mesmo o PSDB, Dilma lançou números para comparar a política de disponibilização de crédito rural no governo tucano e a partir da administração de Luiz Inácio Lula da Silva, iniciada em 2003. ‘Na safra anterior à chegada do presidente Lula, nós tínhamos colhido 96,8 milhões de toneladas de grãos para uma área de 40,2 milhões de hectares’, discursou a presidente. Segundo ela, a safra 2013/14 deve colher 191 milhões de toneladas de grãos, numa área de 56,4 milhões de hectares. ‘Tamanho crescimento da produtividade só é possível com muita pesquisa e muito trabalho qualificado’, alfinetou.

Além do mais, Dilma comparou a oferta de crédito na última safra antes da posse de Lula e as taxas de juros disponibilizadas. ‘Não só foram mais recursos, mas a taxa de juros médio mudou de patamar’, disse. ‘Dos 8,75% (a.a.) antes para custeio e para investimento, hoje trabalhamos com taxas de 4% a 6,5% (a.a). A taxa para investimento chegava (antes de Lula) a 10,75%’, afirmou.

Dilma disse, ainda, que o agronegócio brasileiro é líder no cenário internacional e que é fundamental para o desenvolvimento sustentável do País.

A cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15 acontece no Palácio do Planalto, em , e tem também a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller. O valor para financiamento do PAP, de R$ 156,1 bilhões, faz parte de um ‘pacote de bondades’ preparado pelo governo para se reaproximar do agronegócio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Motorista bate em carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Carro de condutor ainda destruiu muro de residência

Esportes

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Na próxima rodada, o Santos recebe o Internacional em busca da recuperação

Emprego e Concurso

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Aulas serão virtuais, de segunda a sexta-feira

Esportes

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Com o resultado, o time vascaíno soma 14 pontos, bem perto da zona de rebaixamento