Pular para o conteúdo
Economia

Dilma destaca aumento da produtividade na safra 2013/14

Durante a cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15, a presidente Dilma Rousseff comemorou nesta segunda-feira, 19, o crescimento da safra 2013/14, que deve colher 191,2 milhões de toneladas de grão, ou 1,6% a mais do que na safra anterior. Dilma ponderou que o crescimento ocorreu mesmo com a ocorrência de ‘contratempos […]
Arquivo -

Durante a cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15, a presidente Dilma Rousseff comemorou nesta segunda-feira, 19, o crescimento da 2013/14, que deve colher 191,2 milhões de toneladas de grão, ou 1,6% a mais do que na safra anterior. Dilma ponderou que o crescimento ocorreu mesmo com a ocorrência de ‘contratempos climáticos em importantes áreas agrícolas do País’.

A presidente afirmou ainda que o ‘o mais importante’ é o aumento da produtividade, o que permite que ‘a produção cresça mais do que a área plantada’. De acordo com Dilma, o crescimento da produtividade se deve a avanços nas áreas de melhoramento genético, controle de doenças e ‘outros avanços tecnológicos’.

‘O Brasil tem motivos de sobra para se orgulhar do nosso ‘, disse a presidente. Dilma afirmou ainda que o agronegócio brasileiro é um ‘modelo de sucesso’.

A presidente também utilizou seu discurso para criticar o governo tucano que, segundo a presidente, tinha dificuldades em ‘fazer uma política de crédito adequada’. ‘Lembrar o cenário de 12 anos nos ajuda a ter uma posição mais precisa para as transformações que vamos construir juntos’, declarou.

Sem citar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou mesmo o PSDB, Dilma lançou números para comparar a política de disponibilização de crédito rural no governo tucano e a partir da administração de Luiz Inácio Lula da Silva, iniciada em 2003. ‘Na safra anterior à chegada do presidente Lula, nós tínhamos colhido 96,8 milhões de toneladas de grãos para uma área de 40,2 milhões de hectares’, discursou a presidente. Segundo ela, a safra 2013/14 deve colher 191 milhões de toneladas de grãos, numa área de 56,4 milhões de hectares. ‘Tamanho crescimento da produtividade só é possível com muita pesquisa e muito trabalho qualificado’, alfinetou.

Além do mais, Dilma comparou a oferta de crédito na última safra antes da posse de Lula e as taxas de juros disponibilizadas. ‘Não só foram mais recursos, mas a taxa de juros médio mudou de patamar’, disse. ‘Dos 8,75% (a.a.) antes para custeio e para investimento, hoje trabalhamos com taxas de 4% a 6,5% (a.a). A taxa para investimento chegava (antes de Lula) a 10,75%’, afirmou.

Dilma disse, ainda, que o agronegócio brasileiro é líder no cenário internacional e que é fundamental para o desenvolvimento sustentável do País.

A cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15 acontece no Palácio do Planalto, em , e tem também a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller. O valor para financiamento do PAP, de R$ 156,1 bilhões, faz parte de um ‘pacote de bondades’ preparado pelo governo para se reaproximar do agronegócio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo