A colheita da soja da safra 2013/2014 em Mato Grosso do Sul deve ser concluída nesta sexta-feira (28). De acordo com o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), dos 99,4% dos 2,2 milhões de hectares destinados ao cultivo da oleaginosa já foram colhidos.
Segundo a Aprosoja/MS, em todo o estado restavam até hoje cerca de 12 mil hectares paar serem colhidos. Os municípios de Sonora, São Gabriel do Oeste, Paraíso das Águas, Coxim, Costa Rica, Campo Grande, Ponta Porã e Maracaju, ainda tinham pequenas áreas que aguardavam o clima adequado para serem colhidos. Essas áreas representam entre 1% e 2% do total dedicado ao cultivo do grão neste ciclo nestas cidades.
No município de Paraíso das Águas, que tem 2% da soja para ser colhido, o atraso foi por causa da pratica do cultivo tardio do grão, segundo o pesquisador da Fundação Chapadão, Marcelo Valentini Arf.
A Aprosoja/MS afirma que mesmo com as interferências climáticas, a produção de soja nesta temporada deverá ser superior ao da safra passada, passando de 5,8 milhões de toneladas no ciclo anterior para 5,9 milhões de toneladas no atual. No entanto, a produtividade estimada pela entidade é inferior, caindo de 48 sacas para 45 sacas por hectare neste ciclo.