Pular para o conteúdo
Economia

81% dos municípios de MS produziram soja na safra 2012/13

Dos 79 municípios sul-mato-grossenses, 64 ou 81% colaboraram para que o Estado atingisse a safra recorde, o que possibilitou aumento da produção de soja em 20,4%, com seis milhões de toneladas. Atualmente a agricultura é responsável por aproximadamente 33 mil empregos no Estado e conta com 55 mil pessoas dependentes da atividade, direta ou indiretamente. […]
Arquivo -

Dos 79 municípios sul-mato-grossenses, 64 ou 81% colaboraram para que o Estado atingisse a recorde, o que possibilitou aumento da produção de soja em 20,4%, com seis milhões de toneladas. Atualmente a agricultura é responsável por aproximadamente 33 mil empregos no Estado e conta com 55 mil pessoas dependentes da atividade, direta ou indiretamente. A afirmação é do diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), Lucas Galvan, que apresentou a cadeia produtiva da soja para técnicos da Europa e América Latina, no Simpósio Internacional sobre iniciativas de sustentabilidade e tendências na Europa e América Latina, que acontece até esta sexta-feira (12), no auditório da Casa Rural.

Com a palestra “O papel da Aprosoja na promoção da sustentabilidade na cadeia produtiva da soja brasileira”, Lucas Galvan, apresentou aos estrangeiros toda a ocupação do solo sul-mato-grossense e os principais projetos desenvolvidos no Estado que prezam pela recuperação das áreas degradadas e pela implementação de tecnologia no campo.

“Em 2012 investimos R$ 1,5 milhão em pesquisa para o desenvolvimento da agricultura do Estado. Esperamos melhorar essa cifra e oferecermos tecnologia de ponta aos produtores, no intuito de tornar o solo mais produtivo”, ressaltou Galvan, referindo-se aos recursos articulados pela Aprosoja MS e disponibilizados pelo Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), que beneficiaram pesquisas realizadas pela Fundação Chapadão, Fundação MS e Embrapa Agropecuária Oeste.

Atualmente, o Estado tem 7.525 agricultores. De acordo com o diretor executivo da Aprosoja MS, a união desses profissionais é indispensável para que fixar o homem no campo, com práticas de responsabilidade social e ambiental. “Nosso foco está no aumento da competitividade do setor de modo sustentável. Como instituição, a Aprosoja promove a apóia ações voltadas para o desenvolvimento tecnológico e a abertura de mercados, impulsionando a cadeia e a verticalização da produção”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios