O projeto de governo do candidato a prefeito Vander Loubet (PT) destaca como prioridade o desenvolvimento local sustentável, a participação do cidadão, a priorização das políticas e dos direitos sociais, a gestão ética e democrática, o desenvolvimento urbano e rural e o direito à cidade.

O documento destaca que poderá ser aprimorado através do debate com a população durante a . A primeira parte tem um diagnóstico sintético da cidade e, em seguida, o plano indica as diretrizes em três eixos.

Administração Pública

Segundo o plano, caso seja eleito, Vander irá construir canais de diálogo entre governo e a população através do “Conselho da Cidade”, onde os setores organizados da sociedade e as instituições colaborem com o governo municipal na construção das políticas públicas. A gestão petista propõe também melhorar os processos de compras governamentais (licitações) de maneira a torná-las transparentes e democráticas e organizar a administração pública de maneira moderna e transparente, aproveitando os recursos tecnológicos para aperfeiçoar processos e viabilizar o controle da gestão pelos cidadãos.

Segurança

Propõe uma política de segurança pública e defesa social integradas com as demais áreas de atuação do governo, de maneira a garantir ações de prevenção ao crime, combinada com uma atuação firme e bem preparada para garantir segurança e a convivência pacífica.

Educação

No projeto consta a criação de uma política educacional de universalização do acesso, da formação integral e articulada com as demandas da cidade, focada em infraestrutura adequada, valorização dos profissionais da educação e articulação com a ciência e a tecnologia.

Emprego e Renda

Promete combater a pobreza através de políticas de curto prazo (transferência de renda) e de médio e longo prazo (geração de emprego). Quanto ao comércio, o plano tem proposta de melhorar o ambiente institucional, simplificando o processo de registro de empresas, além de racionalizar os tributos, estimulando a inovação e a geração de empregos.

Discriminação

O plano petista afirma que enfrentará a desigualdade racial com uma maior inserção destes no mercado de trabalho e com a garantia de acesso aos bens culturais da sociedade. Em relação às mulheres, Vander propõe dar reconhecimento igualitário de salário, garantir o direito sobre seu próprio corpo e plena participação nas decisões sobre a vida em sociedade.

Habitação

Propondo dar um fim ao déficit habitacional, o candidato pretende revitalizar os conjuntos habitacionais dos bairros e combater a especulação imobiliária. Além disso, há garantias de água e saneamento básico para toda a população. Quanto ao desenvolvimento urbano, o projeto prevê ampliar o acesso a vias públicas asfaltadas e implantar o manejo das águas pluviais.

Meio Ambiente

Estabelecer uma política ambiental efetiva que garanta uso do solo, tratamento dos resíduos sólidos e efluentes, além de preservar as reservas ambientais e integrá-la com o desenvolvimento econômico é proposta do petista.