Pular para o conteúdo
Economia

Está esquecido projeto para alavancar produção de legumes e hortaliças em Campo Grande

Horta localizada no bairro Parati ajudaria a diminuir a dependência que Campo Grande tem das grandes centrais nacionais. Atualmente, a cidade compra aproximadamente 80% das verduras e legumes que consome
Arquivo -

Horta localizada no bairro Parati ajudaria a diminuir a dependência que tem das grandes centrais nacionais. Atualmente, a cidade compra aproximadamente 80% das verduras e legumes que consome

Em busca de alternativas para fomentar a agricultura familiar, dar impulso aos pequenos produtores e tentar reverter o quadro de 80% de importação de hortaliças comercializadas em Campo Grande, foi inaugurada há um ano (11 de agosto de 2009) na Chácara Recanto Verde, o Viveiro Osmar Alves Bastos, na Avenida Gabriel Spipe Calarge, 18, bairro Parati, Capital. O projeto continua no papel, pois a prefeitura ainda não definiu exatamente o funcionamento da área. 

Os horticultores começaram a produzir há mais de dez anos no local, porém a nova gestão municipal os procurou e propôs uma ampliação do projeto, bem como a capacidade de produção. Com isto, a horta ganhou obras de estruturação e status de viveiro, pois a ideia era a de também cultivar mudas de verduras e árvores frutíferas para distibuir para a comunidade interessada.

A estrutura foi feita, porém o poder público municipal não cumpriu o acordo e a horta, que antes representava sustento e oportunidade de renda ficou fechada por quase um ano. Na semana passada, o casal Raimundo Gomes de Souza e Nice Oliveira da Silva decidiu retomar a produção. “Nós perdemos muita coisa neste tempo que ela (horta) ficou parada. Por isto, decidimos pegar um dinheiro e comprar sementes, adubo e voltamos a cultivar”, disse.

O viveiro composto por quatro galpões numa área de meio hectare foi entregue pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do (Sedesc) com um investimento de R$ 600 mil viabilizados pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A ideia inicial era a de aumentar a produção das mudas de um para 12 milhões. A proposta foi lançada em 29 de março de 2008.

O projeto que não engajou atenderia cerca de 360 associados moradores do cinturão verde, que utilizariam mudas de hortaliças e legumes mediante pagamento de mensalidade a Provegran (Associação dos Comodatários e Pequenos Produtores do Cinturão Verde de Campo Grande), que é presidida por Raimundo Gomes da Silva.

Na época da entrega do viveiro o enfatizou que “a prefeitura tem buscado alternativas viáveis para consolidar o desenvolvimento agrícola de Campo Grande. O pequeno produtor rural espera resultados. O viveiro vai garantir a continuação do trabalho desse grupo de maneira a oferecer um alimento de qualidade, que vai refletir diretamente para a boa dieta da população”.

Raimundo Gomes afirmou que na semana passada a Secretaria Municipal de Meio ambiente o procurou propondo parcerias para incrementar a produção. “Vamos aguardar e ver o que será proposto. Enquanto isto não vamos mais parar nosso cultivo”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão