A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta quarta-feira (24), a lista dos produtos mais comercializados e as principais importações ao Estado. A maça, por exemplo, é importada do Chile e o 8° produto mais vendido pela distribuidora regional.
Conforme a lista, além dos fornecedores nacional, há importação de diferentes cantos do exterior, como a Argentina, Portugal e Uruguai. Segundo o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa-MS, Fernando Begena, o panorama logístico reflete os hábitos de consumo e as decisões da gestão estadual e municipal na cadeia produtiva hortifrutigranjeira.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Mato Grosso do Sul também é parceiro na distribuição nacional e mundial. Entre um dos itens produzidos aqui e vendidos para fora está a banana, mandioca e a melancia.
Confira a lista:
- A banana, produto mais comercializado nos seis primeiros meses do ano na Ceasa, foi enviada para as Centrais de 10 estados diferentes: RN, MS, PR, SP, SC, GO, RS, ES, MG, BA e até do Ceará — a cerca de 3,1 mil km de Campo Grande. O Ceará enviou 4,6 mil toneladas da fruta para a Ceasa. Minas Gerais foi o maior fornecedor de bananas para a Ceasa-MS, com 7 mil toneladas.
- Já o tomate, segundo produto mais vendido, com 12,8 mil toneladas, chegou à Ceasa-MS vindo de dez estados: DF, RS, MS, ES, MG, GO, SP, PR, SC e Bahia, a cerca de 2,4 mil km de Campo Grande. A Bahia enviou 617,7 toneladas do fruto, enquanto o Paraná, maior fornecedor de tomates para a Ceasa-MS, enviou 3,3 mil toneladas.
- Em terceiro lugar está a batata, com 11 mil toneladas comercializadas, enviadas do PR, SP, MG, RS, MS, SC, GO e do Pará — este último, a cerca de 2,8 mil km de Campo Grande, encaminhou 27,5 toneladas. Com 5,8 mil toneladas, o Paraná foi o estado que mais abasteceu a Ceasa-MS com a hortaliça.
- Já a cebola rompe a fronteira do país até chegar à Ceasa-MS, em Campo Grande. Nos seis primeiros meses do ano, as Centrais receberam 194,2 toneladas da hortaliça da Argentina. GO, RS, MG, PR, MS, SP e SC também contribuíram com as 7 mil toneladas do quarto produto mais vendido na Ceasa-MS no primeiro semestre.
- Em seguida, está a melancia, com 6,2 mil toneladas vendidas. A maior parte da produção é local — 2,1 mil toneladas produzidas em Mato Grosso do Sul —, mas a fruta também chega enviada de GO, SP, RS, MS, BA, PR, MT, SC, MG, SE, TO, PI e até de Pernambuco. Do estado pernambucano, a aproximadamente 3,1 mil km de Campo Grande, chegaram 7 toneladas de melancia.
- A laranja, sexto produto mais comercializado na Ceasa-MS no primeiro semestre do ano, também viajou do exterior. As Centrais receberam 49 toneladas da fruta diretamente de Portugal. SC, RS, MG, MS, BA, PR e São Paulo — o maior fornecedor, com 2,7 mil toneladas — também são responsáveis pelas 5,5 mil toneladas vendidas da fruta neste ano.
- O estado paulista também é o maior fornecedor de repolho para a Ceasa-MS, com 2,3 mil toneladas. Mas a verdura, que é o sétimo produto mais comercializado, também chega à Ceasa-MS vinda de GO, RS, PR, MS, MG e do Espírito Santo — a cerca de 1,9 mil km de Campo Grande — que enviou 136 toneladas da hortaliça.
- A maçã é a única fruta importada do exterior entre os dez produtos mais comercializados na Ceasa-MS. Argentina, Portugal, Chile e Uruguai enviaram 293,7 toneladas da fruta no período. MG, PR, SP, SC e RS contribuíram para as 3,9 mil toneladas de maçã vendidas na Ceasa-MS entre janeiro e junho de 2025.
- A cenoura comercializada na Ceasa-MS foi fornecida por cinco estados: GO, MG, PR, SC e SP — este último, a cerca de 900 km de Campo Grande, foi o maior fornecedor, com 1,6 mil toneladas.
- Em décimo lugar no ranking geral de produtos mais comercializados na Ceasa-MS está o produto mais vendido entre os hortigranjeiros produzidos no estado: a mandioca. Mato Grosso do Sul produz a maior parte do tubérculo comercializado na Ceasa-MS (3 mil toneladas), mas os empresários das Centrais também encomendaram mandioca de Minas Gerais — foram 51 toneladas trazidas do estado mineiro no primeiro semestre. SP e Paraná também são estados fornecedores do produto para a Ceasa-MS.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.