Pular para o conteúdo
Consumidor

Importação à mesa: confira a rota dos alimentos mais vendidos em Mato Grosso do Sul

A maça, por exemplo, é importada do Chile e o 8° produto mais comercializado na Ceasa-MS
Karina Campos -
ceasa
Ceasa-MS abastece comerciantes. (Arquivo, Jornal Midiamax)

A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de ) divulgou, nesta quarta-feira (24), a lista dos produtos mais comercializados e as principais importações ao Estado. A maça, por exemplo, é importada do Chile e o 8° produto mais vendido pela distribuidora regional.

Conforme a lista, além dos fornecedores nacional, há importação de diferentes cantos do exterior, como a Argentina, Portugal e Uruguai. Segundo o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa-MS, Fernando Begena, o panorama logístico reflete os hábitos de consumo e as decisões da gestão estadual e municipal na cadeia produtiva hortifrutigranjeira.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Mato Grosso do Sul também é parceiro na distribuição nacional e mundial. Entre um dos itens produzidos aqui e vendidos para fora está a banana, mandioca e a melancia.

Confira a lista:

  1. A banana, produto mais comercializado nos seis primeiros meses do ano na Ceasa, foi enviada para as Centrais de 10 estados diferentes: RN, MS, PR, SP, SC, GO, RS, ES, MG, BA e até do Ceará — a cerca de 3,1 mil km de . O Ceará enviou 4,6 mil toneladas da fruta para a Ceasa. Minas Gerais foi o maior fornecedor de bananas para a Ceasa-MS, com 7 mil toneladas.
  2. Já o tomate, segundo produto mais vendido, com 12,8 mil toneladas, chegou à Ceasa-MS vindo de dez estados: DF, RS, MS, ES, MG, GO, SP, PR, SC e Bahia, a cerca de 2,4 mil km de Campo Grande. A Bahia enviou 617,7 toneladas do fruto, enquanto o Paraná, maior fornecedor de tomates para a Ceasa-MS, enviou 3,3 mil toneladas.
  3. Em terceiro lugar está a batata, com 11 mil toneladas comercializadas, enviadas do PR, SP, MG, RS, MS, SC, GO e do Pará — este último, a cerca de 2,8 mil km de Campo Grande, encaminhou 27,5 toneladas. Com 5,8 mil toneladas, o Paraná foi o estado que mais abasteceu a Ceasa-MS com a hortaliça.
  4. Já a cebola rompe a fronteira do país até chegar à Ceasa-MS, em Campo Grande. Nos seis primeiros meses do ano, as Centrais receberam 194,2 toneladas da hortaliça da Argentina. GO, RS, MG, PR, MS, SP e SC também contribuíram com as 7 mil toneladas do quarto produto mais vendido na Ceasa-MS no primeiro semestre.
  5. Em seguida, está a melancia, com 6,2 mil toneladas vendidas. A maior parte da produção é local — 2,1 mil toneladas produzidas em Mato Grosso do Sul —, mas a fruta também chega enviada de GO, SP, RS, MS, BA, PR, MT, SC, MG, SE, TO, PI e até de Pernambuco. Do estado pernambucano, a aproximadamente 3,1 mil km de Campo Grande, chegaram 7 toneladas de melancia.
  6. A laranja, sexto produto mais comercializado na Ceasa-MS no primeiro semestre do ano, também viajou do exterior. As Centrais receberam 49 toneladas da fruta diretamente de Portugal. SC, RS, MG, MS, BA, PR e — o maior fornecedor, com 2,7 mil toneladas — também são responsáveis pelas 5,5 mil toneladas vendidas da fruta neste ano.
  7. O estado paulista também é o maior fornecedor de repolho para a Ceasa-MS, com 2,3 mil toneladas. Mas a verdura, que é o sétimo produto mais comercializado, também chega à Ceasa-MS vinda de GO, RS, PR, MS, MG e do Espírito Santo — a cerca de 1,9 mil km de Campo Grande — que enviou 136 toneladas da hortaliça.
  8. A maçã é a única fruta importada do exterior entre os dez produtos mais comercializados na Ceasa-MS. Argentina, Portugal, Chile e Uruguai enviaram 293,7 toneladas da fruta no período. MG, PR, SP, SC e RS contribuíram para as 3,9 mil toneladas de maçã vendidas na Ceasa-MS entre janeiro e junho de 2025.
  9. A cenoura comercializada na Ceasa-MS foi fornecida por cinco estados: GO, MG, PR, SC e SP — este último, a cerca de 900 km de Campo Grande, foi o maior fornecedor, com 1,6 mil toneladas.
  10. Em décimo lugar no ranking geral de produtos mais comercializados na Ceasa-MS está o produto mais vendido entre os hortigranjeiros produzidos no estado: a mandioca. Mato Grosso do Sul produz a maior parte do tubérculo comercializado na Ceasa-MS (3 mil toneladas), mas os empresários das Centrais também encomendaram mandioca de Minas Gerais — foram 51 toneladas trazidas do estado mineiro no primeiro semestre. SP e Paraná também são estados fornecedores do produto para a Ceasa-MS.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é espancado com coronhadas na cabeça e amarrado por dupla no Los Angeles

VÍDEO: Supertufão Ragasa atinge Hong Kong e o sul da China após causar mortes em outros países

Avião que caiu com piloto e mais 3 já havia sido apreendido pela polícia por adulteração 

Recebe Bolsa Família? Quem tem NIS final 6 pode sacar o valor de setembro nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Arquiteto e cineasta brasileiro estão entre as vítimas de queda de avião em Aquidauana

Avião que caiu com piloto e mais 3 já havia sido apreendido pela polícia por adulteração 

Atletas deixaram campo ao descobrir que time adversário tinha atleta trans (Reprodução, Instagran)

Lei municipal proíbe atletas trans nas equipes femininas em Campo Grande

Super Quarta: 200 empresas estão com contratações imediatas em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura abre crédito suplementar de R$ 40 milhões para entidades de Campo Grande

As informações fora publicadas no Diário Oficial do Município

Famosos

Lara Bissi anuncia término com Fernando Zor e revela motivo: ‘Inaceitável’

Lara Bissi causou polêmica ao expor o motivo por trás do término do relacionamento com Fernando Zor

Política

CCJ vota PEC da Blindagem nesta quarta: confira posicionamento dos senadores de MS

PEC dificulta ação criminal contra parlamentares federais

Cotidiano

Fiscalização na fronteira com MS intercepta carga de mandioca contrabandeada do Brasil

Autoridade paraguaias intensificam a entrada de alimentos, que possuem restrições sanitárias