A Uber começou a liberar nesta semana, para uma parcela de motoristas, a opção de pagamento via PIX através de QR Code gerado no aplicativo do próprio parceiro.

A mensagem recebida pelos parceiros informa que a funcionalidade está em fase de testes. 

“Estamos animados em anunciar o piloto dessa funcionalidade. Começando este mês, alguns motoristas já poderão ver essa opção no seu aplicativo”, diz o anúncio.

A funcionalidade será utilizada ao fim da corrida, quando o motorista deverá clicar em “Receber dinheiro”, ao final de uma viagem acordada para ser feita em dinheiro. O motorista deverá então escolher a opção “Pix QR Code”.

Desta forma, o QR Code será gerado com o valor específico da viagem. O passageiro então pode realizar o pagamento do aplicativo bancário de sua preferência, escolhendo a opção escanear o QR Code na área Pix e direcionar a câmera de seu smartphone para o QR Code gerado no smartphone do motorista parceiro.

Encerrado o pagamento, será apresentada uma confirmação na tela. Depois disso, o motorista pode encerrar a corrida.

Segundo o comunicado, como nos demais métodos de pagamento digitais, os ganhos da viagem serão disponibilizados imediatamente na conta Uber ou no seu repasse semanal de ganhos.

Caso o pagamento falhe, o passageiro e o motorista terão ainda a opção de acertar o pagamento em dinheiro.

Atualmente, a maioria dos motoristas parceiros já aceitam pagamento em PIX e até por QR Code gerado em aplicativos bancários próprios. 

A novidade da UBER com essa funcionalidade é que, agora, o QR Code será gerado no próprio aplicativo UBER do parceiro, já com o valor exato da corrida.