MS tem menor índice do Centro-Oeste em relação à resolução de dívidas negativadas em até dois meses

Estado ainda ficou entre os quatro com pior índice de resolução de dívidas no Brasil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
dívidas ms
Dinheiro. Ilustrativa (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul registrou o menor índice da região Centro-Oeste em relação ao total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em setembro de 2023 e que foram regularizadas em até 60 dias.

Segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, MS registrou apenas 42,4% no índice de resolução. Já Mato Grosso teve a melhor performance local (57,2%), na frente de Goiás (55,6%) e Distrito Federal (43,1%).

Na visão nacional, do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em setembro, 56,5% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência. O índice da região Centro-Oeste ficou em 51,8%.

Esse foi o menor percentual do ano até agora, e os números indicam, ainda, que as contas com valores de até R$ 500 foram as mais contempladas, com 60,9% de pagamentos.

“É importante notar que a última fase do programa Desenrola começou apenas em outubro, por isso que o indicador de setembro não reflete uma alta procura pela regularização dos débitos, sugerindo que os consumidores tenham optado por esperar. Para os próximos meses, a expectativa é uma melhora nesses números”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. O especialista acrescenta, ainda, que há a expectativa de que a iniciativa do Governo Federal impulsione a estabilidade financeira nos meses seguintes.

A visão por setores das dívidas sanadas revelou que “Utilities”, segmento que engloba contas básicas como gás, energia e água, foi o foco dos consumidores: do total de contas vencidas em setembro, 72,5% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência. O segmento que menos recebeu pagamentos foi o de Telefonia (10,4%).

MS é o 4º com pior índice do Brasil

Ainda segundo o indicador, o ranking das regiões seguiu com a liderança da Sul, que sanou 61,9% das dívidas em até 60 dias da negativação ocorrida em setembro, seguida pela Sudeste (57,5%), Nordeste (57,0%), Centro-Oeste (51,8%) e Norte (46,7%).

No detalhamento por Unidades Federativas, foi o Rio Grande do Sul que se destacou com 68,1% das contas no vermelho regularizadas no período. Mato Grosso do Sul ficou em quarto pior, ficando à frente de Acre (36,4%), Maranhão (39,9%) e Amazonas (40,3%).

Conteúdos relacionados