MS bate recorde de exportações de carne bovina em meio à crise do Carrefour
Rede emitiu nota se retratando e dizendo que vai continuar comprando carne bovina brasileira
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Enquanto o país vive polêmica criada pelo Carrefour, bate recorde na produção nacional de carne bovina. Em Mato Grosso do Sul, as vendas ao mercado externo nunca foram tão altas, atingindo nível histórico em 2024.
Mato Grosso do Sul é o 4º maior produtor de carne bovina do país, e nos últimos quatro anos viu as exportações de carne saltarem de 2% para 20% da produção. Historicamente a produção estadual de carne visa atender o mercado interno, ou seja, fica aqui no Brasil.
Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção de carne bovina de Mato Grosso do Sul representa 10% do país. O montante é praticamente o mesmo de São Paulo e Goiás. Mato Grosso aparece em 1° no ranking com 19% da produção nacional de carne bovina.
Mas desde 2020, as exportações cresceram exponencialmente. Dados compilados pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), em 2020 o estado exportava apenas 2,25% da carne, mas em 2024 esse percentual deve chegar a 22,5%.
Mercado milionário
Entre janeiro e setembro de 2024, a exportação de carne bovina rendeu 881 milhões de dólares ao Mato Grosso do Sul. O produto representa 11% de tudo o que o Estado exporta, sendo a celulose o principal produto da balança comercial.
Mato Grosso do Sul é o 4º maior exportador de carne in natura do país e a União Europeia, centro da polêmica do Carrefour, é responsável por apenas 12% da compra da carne estadual.
A China é o país que mais consome a carne de Mato Grosso do Sul, sendo 24%m seguida dos Estados Unidos (16%) e Chile (14%). Em 2024, Mato Grosso do Sul enviou carne para 63 países diferentes.
E é justamente essa consolidação das exportações para mercados globais de alto consumo, que permitem ao Mato Grosso do Sul minimizar os riscos associados à dependência de um único mercado e fortalecer a posição do estado no comércio global de carne bovina.
Polêmica com o Carrefour
Em 20 de novembro, o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, disse que não iria mais comprar proteínas do Brasil porque os produtos não atendem às exigências e normas de qualidade exigidas pelo governo francês. A partir daí a polêmica só aumentou, com repúdio de produtores e boicote de ambos os lados.
Quatro dias depois, os maiores frigoríficos do Brasil decidiram que irão suspender o fornecimento de carne ao Carrefour no país. Além do Carrefour, a rede também é responsável pelas unidades do Atacadão no Brasil.
Nesta terça-feira (26), o Carrefour voltou atrás da decisão com uma nota de retratação. Na nota, a rede diz que reconhece a importância do mercado brasileiro de carne bovina e afirma que vai continuar consumindo o produto. Além disso, disse lamentar que a declaração tenha sido vista de tal maneira.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
Notícias mais lidas agora
- Motorista de Fusca que ficou destruído ao bater em ônibus na Guaicurus não tinha CNH
- Funcionária encontra feto dentro de vaso sanitário em restaurante na BR-163 em Campo Grande
- Morto com tiro na cabeça em rodovia era suspeito de roubo de joias avaliadas em R$ 1 milhão
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
Últimas Notícias
Boicote não chega na gôndola e rede Carrefour de Campo Grande segue abastecida com carne
Carrefour emitiu nota se retratando sobre a situação
Mulher é presa ao ameaçar namorado com arma de fogo depois de descobrir traição em Campo Grande
Mulher negou ser dona da arma, mas confessou que ameaçou namorado depois de descobrir traição
Mulher reage a assalto e é agredida com chutes na cabeça por dupla em moto no Parati
Ladrões levaram a bolsa da vítima
Aos amantes da arte: Galeria Mara Dolzan, com 40 anos de história, inaugura ampliação em Campo Grande
Galeria se consolidou como pioneira na difusão das artes plásticas em Mato Grosso do Sul
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.