Pular para o conteúdo
Consumidor

Preço dos medicamentos pode subir até 5,6% a partir de sábado

Os remédios podem subir até 5,6% a partir deste sábado (1º). Então, é importante o consumidor começar a pesquisar para garantir um bom desconto e até fugir de preços abusivos. A projeção de aumento é do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Sindusfarma). A estimativa foi feita com base nas regras que … Continued
Agência Brasil -
medicamentos remédios paranaíba
Imagem ilustrativa. (Foto: Arquivo, Midiamax)

Os remédios podem subir até 5,6% a partir deste sábado (1º). Então, é importante o começar a pesquisar para garantir um bom desconto e até fugir de preços abusivos.

A projeção de aumento é do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de (Sindusfarma). A estimativa foi feita com base nas regras que estabelecem o de preços de medicamentos, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais fatores de produtividade e de ajustes de preços de cada setor.

O aposentado Gilberto Camargos, morador de Vicente Pires, no Distrito Federal, conta que possui toda renda comprometida com medicamentos. Ele contou que ganha um salário mínimo por mês e gasta mais de R$ 2 mil só com medicamentos. “É indescritível o tanto que [o reajuste] irá prejudicar a sobrevivência de alguém como eu, que depende de um mínimo possível para sobreviver e ainda tem que gastar tudo com medicamento. Agora sobe o medicamento, mas o salário continua do mesmo jeito”, criticou. 

Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aponta que o teto dos preços dos remédios não impede reajustes abusivos nas compras realizadas pelos consumidores em farmácias. É o caso, por exemplo, do Clavulin, antibiótico, que pode chegar até 86% de diferença nos preços. Já nos medicamentos genéricos, a variação ficou entre 384% no omeprazol, remédio para gastrite, e 91,9% no atenalol, um anti-hipertensivo.

Para a coordenadora do Programa de Saúde do Idec, Ana Carolina Navarréte, o consumidor deve pesquisar em sites ou lojas físicas ou até participar de programas das empresas que pedem o CPF para encontrar os melhores valores.

“O Idec recomenda que o consumidor, primeiro de tudo, pesquise, nunca aceite o primeiro preço que ele encontrar, ele pode fazer isso na internet, ligando na . Uma outra coisa é avaliar a participação em programas como Farmácia Popular, faz muita diferença um programa como esse e ele pode dar desconto de até 90% em alguns medicamentos.”

O reajuste nos remédios é feito anualmente, a partir de 31 de março, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O aumento este ano vai atingir cerca de 10 mil medicamentos disponíveis no mercado brasileiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Oleksandr Magula / AFP

Rússia faz o maior ataque aéreo e mata cinco na Ucrânia

no pantanal das onças de quem é o grito que ninguem está ouvindo

Entenda o PL sobre o Estatuto do Pantanal que será analisado por Lula

Comissão de Execução Orçamentária pauta prestação de contas nesta semana

VÍDEO: Grito dos Excluídos tem homem detido e spray de pimenta em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Raphinha denuncia racismo em parque da Disney após filho ser ignorado por personagem: ‘Nojento’

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Sidrolândia é pressionada a quebrar contrato sem licitação por ‘fortes indícios de irregularidade’

Empresa foi contratada por valor anual de R$ 195.000,00

Transparência

Agesul lança licitação milionária para pavimentar ruas no município de Amambai

Abertura da licitação será no dia 19 de setembro

Cotidiano

Enviou Pix por engano? Especialista explica como reaver o dinheiro

A recusa em restituir o recurso pode levar o recebedor a responder criminalmente pelo caso

Esportes

Com o maior público do Independência em 2025, Cruzeiro e Corinthians empatam na 1ª final do Brasileirão feminino

A próxima disputa acontecerá no próximo domingo (14), na Neo Química Arena, em São Paulo