Pular para o conteúdo
Consumidor

Para lojistas de Campo Grande, jogos da Copa do Mundo Feminina não devem impactar na rotina

Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 24 e maioria dos jogos será no começo da manhã, em Mato Grosso do Sul
Fábio Oruê -
seleção feminina brasil copa do mundo
Seleção Brasileira estreia no dia 24 (Divulgação, CBF)

A Copa do Mundo de Futebol Feminino começa nesta quinta-feira (20) e tem como sede a e a Nova Zelândia. Por conta disso, aqui no Brasil os jogos serão de madrugada e no começo da manhã.

Na estreia da da competição, no dia 24, Marta e companhia entram em campo contra o Panamá às 7h do horário de Mato Grosso do Sul.

O horário coincide com o início do expediente da maior parte dos sul-mato-grossenses e expectativa por uma folga no dia dos jogos ganhou força após a Ministra dos Esportes, Ana Moser, defender o ponto facultativo em dias de jogos do Brasil.

“Vamos estar torcendo demais, vamos estar super focados em dar visibilidade. Vamos ver se a gente consegue fazer ponto facultativo nos dias de jogos. Quando tem jogo no masculino, não tem folga? Então, vamos tentar fazer o mesmo, dar a mesma importância”, declarou a ministra.

copa do mundo
Ary Borges, Kerolin e Marta, que joga sua última Copa do Mundo (Thais Magalhães, CBF)

Impacto na rotina

Para os lojistas de , os horários dos jogos podem não impactar tanto na abertura dos comércios. Dono de uma loja de no Aero Rancho, Rubens de Araújo disse que vai abrir normalmente.

“A televisão vai ficar ligada no jogo, claro. Temos que torcer e acompanhar as nossas mulheres. É a última copa da Marta também; vai ser muito bom”, garante ao Jornal Midiamax.

Já a vendedora Camilla Sena diz que a rotina vai ser a mesma já que a loja em que ela trabalha abre apenas às 9h. “Ainda não sei [se vou assistir], mas pelo menos o começo dos jogos dá para ver”, opina ela, que trabalha no Centro de Campo Grande.

Porém, como é período de férias, muitos torcedores comemoraram e garante que vão pular cedo para assistir as partidas. “Eu acho que foi uma grande evolução agora esse ponto facultativo também nos jogos das mulheres”, opina a professora Silvana.

“Embora eu não sei que proporção vai ter, nem para quem vai ser ponto facultativo ou não, mas eu vou acordar cedo para assistir sim. Eu estou muito animada, eu quero muito que o Brasil seja campeão para que a Marta feche com chave de ouro”, diz.

MS vai ter ponto facultativo?

Após a Feserp-MS(Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais Municipais do Estado de MS) ter encaminhado ofício ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para tentar flexibilizar os horários dos servidores estaduais durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina, a decisão deve ser tomada até quinta-feira (20).

Segundo a presidente da federação, Lilian Fernandes e a responsável pelo pedido, a Feserp-MS está com reunião marcada na tarde desta quarta-feira (19) para tratar do assunto com Pedro Arlei Caravina, Secretário de Governo e Gestão Estratégica.

Lilian ainda disse que nova reunião com a secretária de Estado de Administração, Ana Carolina Araujo Nardes, quando possivelmente as partes chegarão a uma decisão. “Hoje é informal. Amanhã possivelmente teremos a resposta oficial”, alega Lilian.

Conforme o presidente da CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande), Adelaido Vila, o ponto facultativo fica a critério de casa empresa.

“Da mesma forma como aconteceu na Copa do Mundo Masculina. Mas até o presente momento não vimos nenhuma empresa disposta a fazer ponto facultativo”, conta ele ao Jornal Midiamax.

“Até por que infelizmente ainda não desenvolvemos um hábito cultural com a seleção feminina”, completa.

Autorização foi concedida pelo Governo Federal

 O pedido segue a autorização concedida pelo Governo Federal, que autorizou o ponto facultativo para os servidores em datas que os jogos da seleção brasileira sejam realizados.

De acordo com a Feserp-MS, o pedido busca que o governo estadual prima pelas condições de igualdade de gênero e de políticas de incentivo as mulheres.

Os jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2023 será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, e será a maior de todos os tempos e também a primeira com 32 seleções.

Governo Federal autoriza mudança de horário

Anteriormente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos editou portaria facultando a alteração de horário de trabalho dos servidores públicos nos dias de jogos.

“É uma medida de equidade, garantindo aos servidores e servidoras que optarem por ver os jogos, o mesmo direito que tiveram na Copa do Mundo de futebol masculino”, afirma a ministra Esther Dweck.

Nos dias de partidas do Brasil, as servidoras e servidores que optarem por ver os jogos, poderão se apresentar até duas horas após o apito final. Isso significa que na segunda-feira (24), os servidores poderão se apresentar ao meio-dia para ver a estreia do Brasil contra o Panamá.

Na quarta-feira (2), poderão assistir à terceira e última partida da primeira fase, contra a Jamaica, marcada para as 7h e se apresentar ao trabalho às 11h.

A segunda partida da primeira frase, contra a França, ocorre em um sábado. As alterações dos outros dias estão garantidas dependendo da evolução da seleção feminina na competição.

As horas não-trabalhadas devem ser compensadas posteriormente ao longo do segundo semestre. A alteração de horário de expediente é a mesma realizada pelo governo federal em datas de jogos do Brasil na Copa do Mundo de futebol masculino.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Últimas Notícias

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.