Mato Grosso do Sul bate recorde de consumo de energia durante 3 dias da onda de calor
Valores nunca foram registrados em toda história da Energisa
Clayton Neves, Gabriel Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Onda de calor que atingiu Mato Grosso do Sul fez o uso de energia elétrica atingir patamares nunca antes vistos. Segundo a Energisa, nos dias 21, 25 e 26 de setembro, o Estado bateu recorde de consumo, os índices mais altos já computados pela companhia.
No dia 21, primeiro grande pico, o consumo chegou a 1.248 watts por hora. O recorde foi batido quatro dias depois, quando no dia 25 a empresa registrou uso diário de 1.395 watts por hora. No dia seguinte, 26 de agosto, uma nova elevação: 1.403 watts por hora.
Segundo Jonas Ortiz, coordenador comercial da Energisa, apenas a diferença de elevação no consumo entre os dias 25 e 26 de agosto seria capaz de abastecer toda a cidade de Dourados por mais de um dia.
“Em abril, junho e agosto nós superamos o consumo de energia no comparativo com os mesmos meses do ano passado”, detalha.
Com o aumento elevado, somente nos primeiros 25 dias deste mês, a Energisa registou 74 ocorrências relacionadas ao calor, que resultaram em média 2,2 mil clientes com fornecimento interrompido.
Mas por que a energia acaba?
Helier Fioravante, gerente de operações da empresa, afirma que a Energisa trabalha de acordo com dados de consumo da população. Neste contexto, a empresa precisa ser informada sobre eventuais aumentos de potência para que se antecipe e esteja preparada para atender a demanda, evitando, assim, episódios como os registrados na última semana.
“Um problema que enfrentamos hoje é o aumento crescente de troca de disjuntores nos bairros. Os moradores chamam um eletricista, fazem a troca e não avisam e precisamos ser informados sobre essas trocas”, explica.
De acordo com ele, plano de contingência foi criado englobando ações de trabalho durante ondas de calor, inclusive, técnicos já se preparam para novos picos de altas temperaturas previstos para outubro.
Com 292 ações, os comandos serão divididos nos campos de antecipação, recuperação e aprendizado, como exemplo, estão trabalhos de ampliação da malha logística de materiais, treinamentos e manutenção de veículos. Em recentes ações de prevenção, a empresa já substituiu 212 transformadores de distribuição e fez reforma em 340 pontos.
“Estamos simulando em tempo real alguns problemas e falhas para que estejamos preparados para essa onda de calor”, disse o gerente.
Como resultado ao aumento de consumo, a previsão é de que em outubro os consumidores sintam a conta mais ‘salgada’ que o normal, com aumento no valor convencional.
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Organizações ambientais enviam carta à Unesco pedindo ajuda para o Pantanal após seca histórica
Texto de 10 páginas foi escrito por pesquisadores
Após queda de energia, vacinas esquentam e imunização na UBSF do Pedrossian é suspensa
A orientação é que os moradores da região se dirijam à USF Arnaldo Estevão de Figueiredo
MS oficializa contrato de garantia com a União para recursos do BNDES no valor de R$ 2,3 bilhões
O governo de Mato Grosso do Sul oficializou, na edição desta quinta-feira (21) do DOE-MS (Diário Oficial do Estado), o contrato de garantia firmado com a União para o recebimento de R$ 2,3 bilhões em recursos provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O contrato de garantia destina recursos às despesas de…
Deputados aprovam quatro projetos do Executivo que beneficiam servidores estaduais; confira
Propostas, que estavam pautadas para primeira discussão, avançaram e seguem para análise das comissões de mérito antes da segunda votação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.