O Dia do Cliente é comemorado na próxima sexta-feira (15) e deve ser marcado por ofertas. Os descontos chamam atenção, mas é necessário que o consumidor se atente às regras básicas de segurança para uma compra bem sucedida.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) listou 10 medidas que os consumidores devem realizar durante compras online, para garantir a segurança. Vale destacar que as precauções são indicadas para diversas datas com volume de promoções, como Dia do Consumidor e Black Friday.

Confira as dicas:

  • Ao utilizar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.
  • Dê preferência a sites conhecidos. Verifique a reputação de sites não conhecidos, lendo comentários de clientes que já utilizaram as plataformas.
  • Não clique em links desconhecidos. Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes que geram grandes prejuízos.
  • Não preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday.
  • Dê preferência para usar os cartões virtuais para fazer suas compras online.
  • Sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha.
  • Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa, onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.
  • Após fazer uma compra de maneira presencial, sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu cartão.
  • Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras e digitar seus dados bancários.
  • Sempre use em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenham sempre um antivírus atualizado.