Pular para o conteúdo
Consumidor

Aumento na produção de carnes deve reduzir preços para o consumidor

Avaliação é do presidente da Conab
Agência Brasil -
Carne moída. (Fábio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil)

O deverá produzir este ano 29,6 milhões de toneladas de carnes bovina, suína e de aves. A previsão é da Companhia Nacional de Abastecimento () e, se for confirmada, será a maior produção da série histórica.

Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, o aumento na produção de carnes vai refletir na redução de preços para os consumidores brasileiros. “Mais produto no mercado significa menor preço para os consumidores. Temos expectativa de que, para aqueles que gostam de consumir carne, possivelmente vai ter um aumento da proteína animal na mesa do povo brasileiro, especialmente o churrasco, que não é só uma comida para o nosso povo, faz parte da nossa cultura”, disse Pretto em entrevista no programa A Voz do Brasil, nesta sexta-feira (28).

O recorde é puxado pela produção de suínos, que deve chegar a 5,32 milhões de toneladas em 2023, alta de 2,7% se comparado com o ano passado. O volume é o maior registrado no país.  

A produção de bovinos representa cerca de 9 milhões de toneladas, com aumento de 4,5%. O aumento já era esperado devido ao ciclo pecuário, quando há maior abate de fêmeas e uma consequente elevação na oferta de carne no mercado.

Para aves, a estimativa é de uma produção de 15,21 milhões de toneladas, alta de 2,9%. A boa produção e os registros de aviária em países da Europa, e Estados Unidos, por exemplo, aumentam a procura pela carne brasileira. Até o momento, o Brasil continua livre da doença na produção comercial.

Já com relação ao quadro de suprimento de ovos, a estimativa da Conab é que a produção para 2023 deve atingir um novo recorde e chegar a 40 bilhões de unidades de ovos para consumo.

Exportações

A Conab também prevê recorde para as exportações de carnes, ultrapassando os 9 milhões de toneladas. “O governo federal está em um grande esforço para aumentar nossas exportações. Exportar mais significa produzir mais e gerar mais empregos”, avalia Pretto.

Para os suínos, as exportações deverão ter alta de 10,1%, estimada em 1,22 milhões de toneladas. No caso dos bovinos, as exportações estão projetadas em 2,91 milhões de toneladas, uma redução de 3,3% se comparado com o registrado no ano passado, impactado pelos embarques mais lentos no início de 2023.

Já no caso das carnes de aves, as exportações devem crescer em torno de 10,2%, atingindo um volume de 5,12 milhões de toneladas, um novo recorde.

Segundo a Conab, mesmo com a alta nos embarques, a disponibilidade de carnes no mercado doméstico deve ser elevada em 2,4%, prevista em 20,44 milhões de toneladas, a segunda maior da série.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após curso e habilitação, Campo Grande agora tem 75% dos Guardas Civis armados

Mulher escondeu gravidez da família e contou que expeliu feto encontrado na boca de cachorro em casa

agro

Na Expogrande, Tereza Cristina defende que ‘agro sustentável’ esteja na COP30

Trump muda regra sobre pressão de água e diz que leva 15 minutos para lavar seu ‘lindo cabelo’

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

maike renata pescoço

‘Horrível de assistir’: vídeo de Maike agarrando Renata pelo pescoço choca e internautas pedem expulsão no BBB 25

Últimas Notícias

Cotidiano

Com capacitação nacional, cerimônia certifica 100 novos agentes para Patrulha Ambiental

Equipe recebeu novo armamento avaliado em R$ 150 mil

Publieditorial

Festa do Peixe abre as comemorações do Centenário da Feira Central

De 16 a 19 de abril, Campo Grande será palco de uma programação especial dedicada aos amantes da pesca, da natureza e da cultura regional

Brasil

Quem é Rodrigo Manga, prefeito ‘tiktoker’ de Sorocaba alvo de operação da PF

Manga manifestou pretensão de ser candidato à Presidência da República em 2026

Le Blog Maria Antonia

Príncipe William e George vibram juntos em jogo da Champions League

Príncipe William e o príncipe George foram vistos se divertindo bastante nas arquibancadas durante o jogo das Quartas de Final da Liga dos Campeões da UEFA.