Pular para o conteúdo
Consumidor Cotidiano

Associação de Mato Grosso do Sul entra com ação civil coletiva contra a 123 Milhas

Eles querem que os consumidores lesados tenham opções diante do cancelamento dos pacotes
Priscilla Peres -
123 Milhas entra em crise (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (31), a Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor de Mato Grosso do Sul ingressou com Ação Civil Coletiva, solicitando liminar, para que a empresa 123 Milhas atenda os interesses dos consumidores. Eles querem que os consumidores lesados tenham opções diante do cancelamento dos pacotes.

A ação corre na Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da Comarca de e a Associação quer que a empresa dê aos consumidores as opções que a legislação confere diante dos cancelamentos de produtos da linha PROMO, de forma unilateral e repentina.

“Esses produtos cancelados são basicamente hospedagens e passagens. Os direitos, previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, são de ter a viagem assegurada, ou devolução de de volta ou troca por outro produto”, explica o presidente da ABCCON, Demontiê Macedo.

Inicialmente, a empresa propôs conceder vouchers aos consumidores e na última terça-feira, 29/08, ingressou com pedido de recuperação judicial, que tem efeito suspensivo em execuções para devolução de valores. “Vamos aguardar o juiz receber a petição inicial e então saberemos se será deferida alguma providência imediata, uma vez que os cancelamentos começam a partir de amanhã até 31 de dezembro”, diz Demontiê.

Procon notifica e quer explicações da 123 Milhas

Nesta semana, o  o Procon-MS notificou a 123 Milhas sobre instauração de processo administrativo que cobra explicações sobre a de seus pacotes e passagens da linha promocional. Atualmente, empresa acumula 165 formalizadas no Procon Estadual.

“Há prazo de 20 dias, conforme o artigo 21 do Decreto Estadual nº 15.647/2021, para que a empresa explique ao Procon-MS situações como o número de consumidores sul-mato-grossenses afetados pela suspensão de pacotes e passagens promocionais, medidas adotadas para compensar eventuais prejuízos, prazo para restituição total e se esta será realizada com pagamento de valores em espécie”, informa a entidade de defesa ao consumidor.

123 Milhas em recuperação judicial

Também nesta semana a 123 Milhas pediu recuperação judicial, o que deve piorar a situação dos clientes, que devem ser os últimos a receber o dinheiro dos pacotes comprados de volta.

Conforme o advogado Felipe Lollato, a lei não estabelece uma ordem necessária de pagamento de credores, mas diz que os créditos trabalhistas devem ser pagos, preferencialmente, em até 12 meses após a aprovação do plano de recuperação judicial – ou seja, clientes não entram como prioridade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: sucuri é flagrada entre rodas de caminhão após viajar por alguns quilômetros

VÍDEO: Gol fica destruído por incêndio no Jardim Leblon

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Irmãos condenados por estupro de crianças são presos em Terenos

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

vacina covid-19

Covid é principal causa de internação por síndrome respiratória no Rio

Últimas Notícias

Economia

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Os industriais estão nos Estados Unidos em uma comitiva liderada pela CNI

Polícia

Um é preso com carro roubado no DF e 1,3 tonelada de maconha

A droga apreendida está avaliada em R$ 3,8 milhões

Trânsito

VÍDEO: incêndio destrói carreta em Iguatemi

A informação é a de que ninguém ficou ferido

Esportes

Brasil é dominante e vence Chile em noite do 1º gol de Estêvão e retorno triunfante de Paquetá

A noite foi especial também para Lucas Paquetá