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Consumidor

Vai presentear? Campo-grandense deve desembolsar R$ 346 em ‘mimo’ de Natal

Valor médio da intenção de compra para o Natal aumentou em Campo Grande
Mariane Chianezi -
Ilustrativa (Nathália Alcântara/Midiamax)

Com a expectativa de as vendas serem três vezes maiores em 2022, os moradores já têm garantido os presentes de em . Após dois anos de período pandêmico, a intenção de compras aumentou, assim como a vontade de confraternizar entre amigos e familiares.

Conforme pesquisa da Fecomércio-MS (Federação do de Mato Grosso do Sul) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a intenção de compras dos consumidores para presentear neste natal subiu de R$ 193 para R$ 346.

A pesquisa mostrou que a quantidade de pessoas que vai às compras do presente de natal também aumentou. Em 2021, foram 34,6% dos consumidores entrevistados que revelaram que iriam adquirir um ‘mimo’ de presente, para 55,7% em 2022.

O levantamento mostrou que o Natal deve movimentar, em Campo Grande, cerca de R$ 186 milhões, sendo R$ 91 milhões em compras. Da quantidade de pessoas com intenção de compras, 77% disseram que vão presentear com roupas, calçados ou acessórios.

Outros 42,5% disseram que vão comprar brinquedos para presentear, outros 7,5% móveis ou eletrodomésticos e 2% vão adquirir celulares e notebooks. Apenas 5% disseram que ainda não sabem o que vão comprar.

E os da Capital celebram a porcentagem sobre a intenção dos locais de compra. Isso porque a maioria (87,6%) dos consumidores que vai presentear pretende comprar nas lojas físicas.

Foto: Leonardo de França, Midiamax/de arquivo

Escolheu o presente?

Na hora de comprar o presente, o pagamento à vista com desconto é o fator mais atrativo aos consumidores – 61,10% indicaram preferência na compra através do desconto. Outros 62% disseram que o preço do produto também é fator importante para escolher o presente.

Outros 38,90% disseram que a forma de parcelamento também. A variedade correspondeu a 19,20% dos consumidores entrevistados e o atendimento 30,38%.

Na hora de definir o que presentear, a maioria disse que escolherá através das vitrines, correspondendo a 49%. Outros 41,10% disseram que estão escolhendo por meio de propagandas, 29,70% por dicas de familiares e amigos e 21,30% por escolha da pessoa presenteada.

Daquelas que não comprarão presentes:

  • 1,30% não tem familiares próximos;
  • 28,00% estão sem dinheiro;
  • 19,10% estão desempregados;
  • 18,50% acham uma data inventada pelo comércio;
  • 33,10% estão mais receosos em gastar.

E as comemorações?

  • 45,20% farão uma refeição em casa;
  • 55,20% alimentação na casa de amigos/familiares;
  • 32,10% comprarão bebidas;
  • 1,00% viajarão.

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