Pular para o conteúdo
Consumidor

Celulares indicam 5G, mas tecnologia só chega a Campo Grande em setembro

Moradores identificaram a rede 5G nos celulares nesta quarta-feira (6)
Karina Campos -
5G
Aparelho com internet 5G de frequência DSS. (Foto: Leitor Midiamax)

Começa a funcionar, nesta quarta-feira (6), a atualização da 5G, entretanto, apenas na capital federal, Brasília. Moradores de identificaram a rede pelo celular, acreditando que a nova tecnologia já estava ativa. A funcionalidade promete revolucionar a conectividade nos próximos anos e só deve estar disponível na Capital em setembro.

Embora o sinal de aviso nos aparelhos de celular, segundo a operadora Claro, a novidade deve chegar nas demais regiões do Brasil até setembro deste ano, conforme a liberação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O que muitos perceberam na manhã desta quarta-feira é o compartilhamento conhecido como o DSS (sigla de Dynamic Spectrum Sharing, o que significa compartilhamento dinâmico de espectro.

As nomenclaturas podem causar confusão, pois, a DSS utiliza a mesma capacidade da tecnologia de 4G, 3G e 2G, que é permitida e utilizada em municípios de desde junho de 2020.

A frequência dessa tecnologia é do 4G convencional, enquanto a 5G+, que começa a ser implantada em julho deste ano, é de 3.5 GHz e 30 vezes mais rápidas que as antigas frequências.

5G em Brasília
5G+ em funcionamento em Brasília. (Foto: Reprodução/Claro)

Qual a diferença da 5G para 5G+?

A frequência DSS é 12 vezes mais rápida que o 4G convencional, tem potencial para fazer download de vídeos de 1GB em 40 segundos, o caming com atividade realista e virtual, atividade online para drones e disponível em 35 cidades. Já a nova 5G é 30 vezes mais rápida que o 4G convencional, baixa vídeos de 1GB em 10 segundos, tem potencial de realidade 360° em jogos online, streaming em 4k e 8k e robotização da indústria e do agronegócio. Por enquanto, está funcionando apenas em Brasília.

A 5G convencional está disponível nos bairros: Aero Rancho, Amambaí, Batistão, Bela Vista, Cabreúva, Carandá, Carvalho, Centro, Chácara Cachoeira, Cruzeiro, Glória, Guanandi, Itanhangá, Dos Estados, Monte Líbano, Planalto, Santa Fé, São Bento, São Francisco, Tijuca e Tiradentes.

Quando funciona em Campo Grande?

Em nota, a explicou que o prazo para liberação da faixa que permite a ativação do 5G era 30 de junho de 2022. O prazo para o cumprimento das primeiras obrigações das operadoras vencedoras da licitação para a ativação de Estações Rádio Base (ERBs) era 31 de julho de 2022 – sendo uma ERB para cada 100 mil habitantes nas capitais. Com o prazo adicional, essas datas passam a ser 29 de agosto e 29 de setembro deste ano, respectivamente.

Também estão previstos investimentos para ampliar a rede 4G em localidades, municípios e rodovias que ainda não contam com essa cobertura.

No Centro-Oeste, seis operadoras arremataram faixas e fornecerão os serviços de internet móvel. Além da Claro, Vivo e Tim, estreiam na região a Winity II, a Brisanet e a Algar Telecom. Uma das empresas que chegou a arrematar lote para fornecimento 5G em MS, desistiu do serviço.

A Anatel ainda divulgou que as próximas capitais a receberem o sinal são: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Mas ainda não há data definida.

Segundo a Anatel, o serviço estará disponível em 80% de Brasília principalmente no Plano Piloto. A tecnologia vai funcionar apenas em celulares mais recentes, de empresas como Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outras. Ao todo, 67 celulares que suportam o 5G foram homologados pela agência.

A tecnologia de quinta geração móvel chegará a todas as 467 cidades do Centro-Oeste. Conforme o edital, os municípios com mais de 500 mil habitantes serão atendidos até o início de 2023 e, de forma gradual, a cobertura se estenderá aos demais. Os compromissos preveem ainda a cobertura 5G em 57 localidades (que não são sede municipais) da região. Em todo o país, serão 5.570 municípios atendidos e mais 1,7 mil localidades.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jiboia aparece dentro de casa e assusta moradores em Dourados

Governo dos EUA fala em sanções a Moraes

Lula destaca parceria entre Hospital Sírio-Libanês e SUS no X

Projeto quer substituir senadores que faltam repetidas vezes e esvaziam CPIs

Notícias mais lidas agora

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Vacinação contra a gripe

Mortes por influenza em 2025 superam últimos 16 anos em MS, diz SES

onças aglomerado em ms

Aglomerado de onças em MS chama atenção, já que espécie é solitária: ‘pode estar havendo’

Identificado caminhoneiro morto em acidente na BR-163 em MS

Últimas Notícias

Brasil

CPI das Bets convoca Carlinhos Maia e pede análise de finanças de Virgínia e Melquiades

Presença de influencer na CPI é para esclarecer sua atuação em plataformas de apostas online

Transparência

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

CCR é investigada por concessão inicial da BR-163 em MS

MidiaMAIS

Ex-amante de Neymar é presa por crime que cometeu contra jornalista de Campo Grande

Vítima da acompanhante de luxo, jornalista da Capital diz ter aceitado crime "para doer menos"

Polícia

Suspeito de atacar conselheira com golpe de foice na cabeça continuará preso

Conselheira recebeu alta do hospital e deve ser ouvida nesta quinta-feira (22)