Pular para o conteúdo
Consumidor

Vale a pena? Confira as regras e vantagens da tarifa branca de energia elétrica em MS

Desde o dia 1º de janeiro, clientes de todas as faixas de consumo já podem aderir à tarifa branca em MS. A modalidade oferece economia para quem consome energia fora dos horários considerados de pico e os descontos podem chegar a 40%. Entretanto, o consumidor precisa analisar seus hábitos no uso de energia para saber […]
Arquivo -
(Ilustrativa | De aquivo | Marcos Ermínio/Midiamax
(Ilustrativa | De aquivo | Marcos Ermínio/Midiamax

Desde o dia 1º de janeiro, clientes de todas as faixas de consumo já podem aderir à tarifa branca em MS. A modalidade oferece economia para quem consome energia fora dos horários considerados de pico e os descontos podem chegar a 40%. Entretanto, o consumidor precisa analisar seus hábitos no uso de energia para saber se realmente vale a pena.

A presidente do (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energia em MS), Rosimeire Costa, explica que o período de ponta é das 17h30 às 21h30 em MS, quando o uso de nas casas aumenta. O período intermediário é das 16h30 às 17h30 e das 21h30 às 22h30. Quem leva vantagem ao aderir a tarifa branca é justamente quem não utiliza a energia elétrica nestes horários.

Com a tarifa branca, o consumidor passa a ter a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica. “Se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia nos períodos de menor demanda (manhã, início da tarde e madrugada, por exemplo), a opção pela tarifa branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consumida”, explica a (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A presidente do Concen aponta que a economia do consumidor pode chegar a 40% com a tarifa branca. “Pode ser interessante para quem, por exemplo, fique fora de casa nesse período [de maior demanda] e que pode reduzir, conforme simulação que fizemos é de em torno de 20%, podendo chegar até 40%, dependo do perfil de consumo”. Para fazer a adesão, é preciso ir à concessionária e assinar termo de solicitação.

O consumidor pode aderir e, se não perceber vantagem, pode voltar à cobrança da tarifa convencional, que tem um valor único (em R$/kWh) cobrado pela energia consumida em todos os dias e horas. Caso queira participar de novo da modalidade tarifária branca, há um período de carência de 180 dias.

“O problema é que esse custo, de instalação dos medidores inteligentes, recai sobre a tarifa de todo o condomínio, ou seja todos os consumidores pagam por esse equipamento via reajuste periódico da tarifa, além de que, mudar sem deslocar o consumo para fora do período de ponta, pode provocar inclusive um aumento substancial na conta de energia elétrica”, pontua a presidente do Concen.

Atualmente, na área de concessão da Energisa em MS são 392 clientes que aderiram à tarifa branca. A maior parte deles, 250, são residenciais. Há também 124 no comércio, quatro indústrias, 10 rurais e quatro do serviço público, conforme dados da concessionária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Engavetamento envolve duas carretas e um micro-ônibus na BR-163 em Nova Alvorada do Sul

Com parceria de 18 empresas, ‘Emprega CG’ oferta mil vagas de trabalho na quarta-feira

Programe-se: desfile cívico e eventos religiosos interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana

Donos procuram por ‘Pantera’ desaparecida há dois dias em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Réu por matar ‘Opalão do PCC’ é condenado a 24 anos de prisão em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

De doença rara a estado vegetativo, relembre milagres de Carlo Acutis em Campo Grande

Pacientes relatam milagre da cura vivido após contato com relíquias do Santo da Internet

Cotidiano

Condições meteorológicas favorecerão ocorrência de incêndios na região pantaneira nos próximos dias

Cemtec alerta que o 'perigo de fogo' variará entre 'muito alto' a 'extremo', principalmente entre os dias 5 e 9 de setembro

Cotidiano

Prefeitura pretende revitalizar chafariz da Praça Ary Coelho ainda em 2025 

Secult estima investimento superior a R$ 100 mil

Polícia

Açougues que vendiam carnes sem procedência são alvos da Decon em Bandeirantes

Empresários foram autuados em flagrantes nesta quinta-feira