Pular para o conteúdo
Consumidor

Vale a pena? Confira as regras e vantagens da tarifa branca de energia elétrica em MS

Desde o dia 1º de janeiro, clientes de todas as faixas de consumo já podem aderir à tarifa branca em MS. A modalidade oferece economia para quem consome energia fora dos horários considerados de pico e os descontos podem chegar a 40%. Entretanto, o consumidor precisa analisar seus hábitos no uso de energia para saber […]
Arquivo -
(Ilustrativa | De aquivo | Marcos Ermínio/Midiamax
(Ilustrativa | De aquivo | Marcos Ermínio/Midiamax

Desde o dia 1º de janeiro, clientes de todas as faixas de consumo já podem aderir à tarifa branca em MS. A modalidade oferece economia para quem consome energia fora dos horários considerados de pico e os descontos podem chegar a 40%. Entretanto, o consumidor precisa analisar seus hábitos no uso de energia para saber se realmente vale a pena.

A presidente do Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energia em MS), Rosimeire Costa, explica que o período de ponta é das 17h30 às 21h30 em MS, quando o uso de energia elétrica nas casas aumenta. O período intermediário é das 16h30 às 17h30 e das 21h30 às 22h30. Quem leva vantagem ao aderir a tarifa branca é justamente quem não utiliza a energia elétrica nestes horários.

Com a tarifa branca, o consumidor passa a ter a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica. “Se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia nos períodos de menor demanda (manhã, início da tarde e madrugada, por exemplo), a opção pela tarifa branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consumida”, explica a (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A presidente do Concen aponta que a economia do consumidor pode chegar a 40% com a tarifa branca. “Pode ser interessante para quem, por exemplo, fique fora de casa nesse período [de maior demanda] e que pode reduzir, conforme simulação que fizemos é de em torno de 20%, podendo chegar até 40%, dependo do perfil de consumo”. Para fazer a adesão, é preciso ir à concessionária e assinar termo de solicitação.

O consumidor pode aderir e, se não perceber vantagem, pode voltar à cobrança da tarifa convencional, que tem um valor único (em R$/kWh) cobrado pela energia consumida em todos os dias e horas. Caso queira participar de novo da modalidade tarifária branca, há um período de carência de 180 dias.

“O problema é que esse custo, de instalação dos medidores inteligentes, recai sobre a tarifa de todo o condomínio, ou seja todos os consumidores pagam por esse equipamento via reajuste periódico da tarifa, além de que, mudar sem deslocar o consumo para fora do período de ponta, pode provocar inclusive um aumento substancial na elétrica”, pontua a presidente do Concen.

Atualmente, na área de concessão da em MS são 392 clientes que aderiram à tarifa branca. A maior parte deles, 250, são residenciais. Há também 124 no comércio, quatro indústrias, 10 rurais e quatro do serviço público, conforme dados da concessionária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime