Pular para o conteúdo
Consumidor

Sem susto: Com calor de 40ºC, veja dicas para não ter surpresa na conta de energia

O início da primavera chegou com calor recorde em Mato Grosso do Sul, ultrapassando os 40ºC em várias regiões. O aumento das temperaturas incide diretamente na conta de luz, que costuma vir mais cara nessa época. O engenheiro eletricista da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Bruno Egues de Arruda, dá dicas de como utilizar […]
Arquivo -

O início da primavera chegou com recorde em Mato Grosso do Sul, ultrapassando os 40ºC em várias regiões. O aumento das temperaturas incide diretamente na conta de luz, que costuma vir mais cara nessa época.

O engenheiro eletricista da UFGD (Universidade Federal da Grande ), Bruno Egues de Arruda, dá dicas de como utilizar o grande vilão da conta de energia no calor: o ar condicionado.

  • Utilizar umidificadores de ar para melhorar as trocas de calor, o princípio de funcionamento do ar-condicionado se dá pela retirada da umidade do ar, assim se o ar ficar seco o aparelho precisará trabalhar muito mais para refrigerar, além de causar desconforto com a baixa umidade, por isso é tão importante associar umidificadores e aparelhos de refrigeração;
  • Sempre que possível comprar equipamentos com tecnologia mais eficiente, como os condicionadores do tipo inverter e dual-inverter que gastam menos energia que os convencionais;
  • A forma e posição de instalação do aparelho influenciam muito no consumo, a condensadora, parte que fica do lado de fora, deve ficar em ambiente fresco, e com boa circulação de ar, de preferência no lado sul-deste da residência;
conta de energia
Ar condicionado é o vilão da conta de energia. (Foto: Divulgação)

A gerente de serviços comerciais da , Helier Fioravante completa a lista de dicas para utilizar o aparelho sem comprometer o orçamento doméstico. “Recomenda-se também utilizar o ar condicionado na temperatura no 23º, manter o ambiente sempre fechado e programar para desligar, pelo menos 30 minutos antes de sair do ambiente”, destaca.

Geladeira

O (Conselho de Consumidores na Área de Concessão da Energisa) alertou para a ‘explosão’ nas contas de energia e destacou que o consumidor deve ter atenção especial a geladeira, que é responsável por 40,25% do valor da fatura. “Evitar de abrir a geladeira várias vezes ao dia. Deixá-la na temperatura média e armazenar água gelada em térmicas, fora da geladeira, contribuem com a redução de consumo”, diz em nota.

Além disso, a geladeira deve ficar preferencialmente longe de fogões, fornos e outras fontes de calor, ou em um local onde o sol não incida diretamente.

conta de energia
Evitar abrir a geladeira toda hora ajuda a economizar energia. (Foto: Divulgação)

Ventilador

Ainda segundo a gerente de serviços comerciais da Energisa, o ventilador também deve ser usado de forma correta. “Evite liga-los com antecedência, para resfriar o ambiente, pois não funciona. Só serve para desperdiçar energia. E quando não estiver utilizando, desligue-o”, reforça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Funtrab oferece 793 vagas de emprego nesta segunda-feira em Campo Grande

Lula está no Chile e participa de reunião sobre defesa da democracia

Professor é assassinado com vários golpes de foice após negar dinheiro a grupo em MS

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Caravana de Castração atendeu mais de 1 mil animais no interior de MS

Últimas Notícias

Mundo

Avião militar cai em campus escolar e mata 19 pessoas na capital de Bangladesh

Mais de 100 pessoas ficaram feridas

Política

Julgamento de medidas cautelares a Bolsonaro termina nesta segunda-feira com voto de Fux

Entre as medidas está o uso de tornozeleira eletrônica

Polícia

Assassino que matou ex-amante de mulher no Coophavila tinha sido preso por tráfico de drogas

Leonardo foi assassinado com vários golpes de faca

Cotidiano

Cursinho pré-vestibular da UFMS fecha as inscrições nesta segunda-feira

A universidade oferece 100 vagas para participar das aulas on-line pré-vestibular