O início da primavera chegou com calor recorde em , ultrapassando os 40ºC em várias regiões. O aumento das temperaturas incide diretamente na conta de luz, que costuma vir mais cara nessa época.

O engenheiro eletricista da (Universidade Federal da Grande ), Bruno Egues de Arruda, dá dicas de como utilizar o grande vilão da conta de energia no calor: o ar condicionado.

  • Utilizar umidificadores de ar para melhorar as trocas de calor, o princípio de funcionamento do ar-condicionado se dá pela retirada da umidade do ar, assim se o ar ficar seco o aparelho precisará trabalhar muito mais para refrigerar, além de causar desconforto com a baixa umidade, por isso é tão importante associar umidificadores e aparelhos de refrigeração;
  • Sempre que possível comprar equipamentos com tecnologia mais eficiente, como os condicionadores do tipo inverter e dual-inverter que gastam menos energia que os convencionais;
  • A forma e posição de instalação do aparelho influenciam muito no consumo, a condensadora, parte que fica do lado de fora, deve ficar em ambiente fresco, e com boa circulação de ar, de preferência no lado sul-deste da residência;
conta de energia
Ar condicionado é o vilão da conta de energia. (Foto: Divulgação)

A gerente de serviços comerciais da Energisa, Helier Fioravante completa a lista de dicas para utilizar o aparelho sem comprometer o orçamento doméstico. “Recomenda-se também utilizar o ar condicionado na temperatura no 23º, manter o ambiente sempre fechado e programar para desligar, pelo menos 30 minutos antes de sair do ambiente”, destaca.

Geladeira

O Concen (Conselho de Consumidores na Área de Concessão da Energisa) alertou para a ‘explosão’ nas contas de energia e destacou que o deve ter atenção especial a geladeira, que é responsável por 40,25% do valor da fatura. “Evitar de abrir a geladeira várias vezes ao dia. Deixá-la na temperatura média e armazenar água gelada em térmicas, fora da geladeira, contribuem com a redução de consumo”, diz em nota.

Além disso, a geladeira deve ficar preferencialmente longe de fogões, fornos e outras fontes de calor, ou em um local onde o sol não incida diretamente.

conta de energia
Evitar abrir a geladeira toda hora ajuda a economizar energia. (Foto: Divulgação)

Ventilador

Ainda segundo a gerente de serviços comerciais da Energisa, o ventilador também deve ser usado de forma correta. “Evite liga-los com antecedência, para resfriar o ambiente, pois não funciona. Só serve para desperdiçar energia. E quando não estiver utilizando, desligue-o”, reforça.