Pular para o conteúdo
Consumidor

Seguradora é obrigada a ressarcir sojicultor de MS que perdeu 95% da safra 

Seguradora terá que ressarcir produtor de soja que perdeu 95% da safra por causa do excesso de chuva em Mato Grosso do Sul. A empresa havia se recusado a cobrir o prejuízo, mas acórdão unânime da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça ressaltou que, embora tenham sido colhidos grãos acima do esperado, eles não […]
Arquivo -

Seguradora terá que ressarcir produtor de que perdeu 95% da safra por causa do excesso de chuva em Mato Grosso do Sul. A empresa havia se recusado a cobrir o prejuízo, mas acórdão unânime da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça ressaltou que, embora tenham sido colhidos grãos acima do esperado, eles não tinham a qualidade necessária para a venda.

Segundo os autos do processo, o sojicultor de contratou seguro para a sua safra. De acordo com a apólice, o parâmetro para o pagamento da seria para o caso de uma produção abaixo de 26,08 sacas por hectare. Ao realizar a , o agricultor atingiu uma produtividade de 34,87 sacos por hectares, ou seja, superior à produtividade garantida. 

Contudo, perícia realizada por engenheira agrônoma atestou que 95% dos grãos colhidos eram imprestáveis à comercialização, pois apodreceram devido ao excesso de chuvas, restando uma produtividade efetiva de apenas 1,74 sacas por hectare. Como a apólice previa o excesso de chuvas como um dos riscos cobertos, o produtor acionou o seguro, o qual, no entanto, recusou-se ao pagamento, valendo-se do número de sacas por hectare no momento da colheita.

Em recurso de apelação, o agricultor enfatizou que a produtividade efetiva de sua safra foi de menos de 2 sacas por hectare, devendo esse número ser utilizado como base para o pagamento do seguro. Para o relator do recurso, desembargador Marcelo Câmara Rasslan, as alegações mereciam reconhecimento. “Ao contrário do que restou sentenciado, tenho que a produtividade efetiva no caso em apreço foi de apenas 1,74 sacas por hectare, quantia inferior à ‘produtividade garantida’ prevista no contrato, estando, portanto, a seguradora obrigada ao pagamento do seguro”, ressaltou.

O desembargador entendeu incabível a alegação de que a perda da qualidade do grão se trata de risco expressamente excluído da cobertura do seguro, pois, no presente caso, não foi uma simples perda de qualidade, mas a imprestabilidade dos grãos. Aliás, a exclusão poderia se dar desde que a perda da qualidade tivesse ocorrido por risco não coberto pela apólice.

“Se as avarias que inutilizam quase que totalmente uma safra, em razão de um dos riscos nomeados na cláusula 3.1.1, forem vistas apenas como uma simples perda de qualidade, os segurados jamais serão indenizados pelos danos suportados”, asseverou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"

Esportes

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

O confronto foi marcado por falhas defensivas do time carioca e pelo fim do jejum de gols do atacante Vitor Roque