registrou uma das maiores ondas de calor no último mês e, como consequência, o estado também registrou o recorde de consumo de energia elétrica dos últimos tempos. Como resultado, as faturas de energia começaram a chegar nas casas e valor assustou os moradores.

Em vários relatos nas redes sociais, moradores detalham que o valor das contas chegou até a quadruplicar em alguns casos. Moradores que pagavam cerca de R$ 100 na fatura agora se deparam com valores que beiram os R$ 400, por exemplo.

De acordo com o coordenador comercial da , Jonas Ortiz, o período de calorão em MS contribuiu para o salto no consumo e explicou quais eletrodomésticos mais contribuem para o alto no valor.

“No geral, o aparelho que mais consome, é a geladeira, porque é ela quem fica mais tempo ligada. As vezes recebemos reclamações de moradores que afirmam que não alteraram em nada a rotina, mas a conta aumentou. Aí explicamos, que devido ao calor externo, o aparelho trabalha mais para manter a temperatura interna”, disse.

Assim como a geladeira, o freezer e o ar condicionado partem da mesma premissa. Para manter a temperatura, os compressores dos aparelhos tendem a trabalhar mais e isso aumenta o consumo no relógio.

“No calor, pode-se notar que o ar condicionado faz poucas paradas no funcionamento, porque ele precisa trabalhar para manter a temperatura do ambiente”, explicou Jonas.

Associado ao consumo maior no calor, o coordenador também diz que a tarifa também fica mais ‘salgada' devido aos impostos atribuídos no estado, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

A concessionária esclarece que, caso o cliente queira pedir uma revisão, basta entrar em contato com a Energisa. “Primeiro, orientamos o morador a comparar o consumo da conta com o relógio. Mas caso ele queira vir pessoalmente na empresa, pode vir. Ou entrar em contato por telefone ou ”, explicou. Os canais de atendimento: WhatsApp da Gisa 67 99980-0698 e o 0800 722 7272.