O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) divulgou nesta sexta-feira o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas, com os registros de reclamações fundamentadas, efetuadas no período de 01 de janeiro de 2 018 a 31 de dezembro do mesmo ano.

De acordo com o Procon-MS, a reclamação fundamentada é caracterizada pela capacidade de demonstrar que problemas ocorridos com consumidores não foram prontamente solucionadas pelo fornecedor.

Quem decide se uma reclamação é ou não fundamentada é o órgão do consumidor, seja estadual ou municipal, por meio de análise técnica em observância aos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor.

O levantamento tem certa complexidade. Isso porque, de janeiro a dezembro do ano passado, o Procon-MS realizou 31.364 atendimentos. Deste total, somente 6.762 foram considerados reclamações fundamentadas.

Relatório

A publicação, que é divulgada neste do Dia Internacional do Consumidor, atende à orientação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), e traz a relação de empresas com o número de reclamações fundamentadas durante todo o anos de 2018. A lista completa pode ser conferida clicando AQUI.