A Operadora Vivo recomenda que os consumidores estejam atentos para casos de golpe por ligações ou mensagens. Nesta segunda-feira (19), uma moradora de Dourados, a 225 km de Campo Grande, perdeu R$ 5 mil ao receber a ligação de um suposto funcionário da operadora.

No caso registrado em Boletim de Ocorrência, a jovem de 21 anos disse ter recebido uma chamada de um funcionário da Vivo, que lhe contou que a cliente havia recebido um prêmio.

O prêmio, de R$ 20 mil, tinha uma condição: a cliente só o receberia caso fizesse dois depósitos no valor de R$ 5 mil. Ela fez os depósitos e depois tentou entrar em contato novamente com o estelionatário, mas não conseguiu.

A Vivo informa que divulga todas as promoções nas mídias ou no próprio site da companhia. Além disso, alertou que os funcionários jamais entram em contato com os clientes por telefone ou SMS para informar sobre prêmios. A Vivo também não solicita dados de cartão de crédito e débito nem sugere que os clientes realizem depósitos bancários.

A operadora dá algumas dicas de segurança para evitar fraudes. Confira:

  • Tentativas de golpe podem acontecer por e-mail, ao navegar em sites da Internet e até mesmo por SMS. Se abrir algum desses e-mails, instale softwares de antivírus e antispyware atualizados.
  • Execute varreduras completas em seu computador.
  • Troque possíveis senhas já utilizadas: Internet Banking, e-mails, Redes Sociais etc.

Clientes da operadora podem denunciar um SMS , ao encaminhar mensagem com o telefone do remetente para o número 7726. Para relatar atividades suspeitas, o cliente pode enviar um e-mail para [email protected], entrar em contato com o call center no número *8486 ou ir até uma das lojas Vivo.