Pular para o conteúdo
Consumidor

Procon vê benefício ao consumidor em nova regra sobre cartão de crédito

Banco deverá apresentar alternativa com juros menores
Arquivo -

Banco deverá apresentar alternativa com juros menores

O CMN (Conselho Monetário Nacional) publicou nesta quinta-feira (26) resolução que limita o uso do crédito rotativo para financiar o saldo devedor de faturas que não foram pagas integralmente. A partir de abril, o crédito rotativo vigorará apenas até o vencimento da fatura seguinte e o banco, ao qual o cartão é vinculado, deverá apresentar opções com juros bem menores para o consumidor saldar a dívida.

Para Rosimeire Cecília da Costa, superintendente do Procon/MS, a medida vem para beneficiar o consumidor e foi uma consequência da medida provisória que permite a diferenciação de preços de acordo com a forma de pagamento. “Quando a MP 764 foi editada o ministro Meireles disse que se a medida não ajudasse no aquecimento do comércio, outras medidas seriam tomadas”, explica.

Segundo ela, após a reação do comércio, que no geral permaneceu sem muitas alterações e apenas os postos de combustível passaram a cobrar de 10 a 12 centavos a mais para pagamentos com cartão de crédito, o governo se viu obrigado a adotar novas regras do rotativo. “onerou ainda mais o consumidor

Para o consumidor o anúncio representa uma boa notícia, mas não alterou muito os ânimos. O servidor público Robson Mendes, 40 anos, acompanhou as informações veiculadas e disse que mesmo com a resolução não pretende voltar a utilizar o cartão de crédito.

A administradora Eronides da Silva Barbosa, 46 anos, precisou utilizar o crédito rotativo há 5 anos e diz que passou por muitas preocupações nos poucos meses que levou para liquidar a dívida. “Essa medida deve diminuir a inadimplência, vai ser bom para quitar as dívidas. Ficar realizando pagamento mínimo é o mesmo que pagar e o dinheiro não ir para lugar nenhum”, pondera.

Quem diminuiu o uso do cartão de crédito por causa das dívidas, passa a considerar a comprar no crédito novamente, como é o caso da atendente de telemarketing Julia Kelly de Souza Lima, 26 anos. “Parei de comprar com cartão, mas agora vou pensar em usar de novo”, pontua.

 

 

 

Antecipação de parcelas – Outro benefício que a resolução trouxe é a possibilidade de parcelas a vencer no cartão. Segundo Rosimeire, os valores fracionados no cartão de crédito podem ter pagamento antecipado mediante negociação com o banco ao qual o cartão é vinculado. “Assim haverá redução de juros e encargos da administradora do cartão de crédito”, explica.

Cartões consignados – A alteração nas regras é válida para todos os tipos de cartão, exceto para os cartões de crédito consignado. Segundo o Banco Central os riscos envolvidos no crédito consignado são menores, pois os pagamentos são descontados dos salários dos clientes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação