140 mil consumidores serão consultados por telefone

Até o final de novembro a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deverá entrevistar 140 mil consumidores dos serviços de banda larga fixa, telefonia fixa e móvel e TV por Assinatura com o propósito de mensurar a satisfação de tais serviços. A coleta de opiniões será realizada por telefone e os entrevistados serão escolhidos aleatoriamente.

A pesquisa que vai abranger todos os estados brasileiros vai avaliar as operadoras Claro, Oi, Tim, Vivo, Cabo Telecom, Porto Seguro, BrisaNet, Algar Telecom, Sercomtel, Nextel, Net, Sky e Nossa TV. O levantamento vem sendo realizado desde 2002 e os resultados da consulta deste ano devem ser divulgados em março de 2018.

Banda larga

Anatel vai medir satisfação de consumidores com serviços de telecomunicações

O cadastro pode ser feito pela internet e a participação no projeto possui três etapas: inscrição, realização do teste de velocidade e sorteio. A partir da medição, são acompanhados seis indicadores, entre eles velocidade instantânea e média, perda de pacotes e disponibilidade do serviço. As ferramentas medidoras não coletam qualquer informação pessoal e não interferem, nem monitoram a navegação do usuário. Para se inscrever no programa, acesse o portal www.brasilbandalarga.com.br.

Educação para o Consumo

Entre as atividades para difundir o conhecimento dos consumidores de telecomunicações sobre seus direitos, a Anatel publica, desde 2015, o “Anatel Explica”, a fim de informar os consumidores sobre temas relevantes do setor. E junto à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Anatel divulga áudios de um minuto sobre direitos do consumidor, telecomunicações e tecnologia. Todas as emissoras de rádio e sites podem utilizar livremente os áudios, desde que preservado a íntegra da sonora.