Pular para o conteúdo
Consumidor

Papai Noel ‘sumiu’ e nem pagamento do 13º anima o comércio da Capital

Consumidores preferem pagar contas ou poupar
Arquivo -

Consumidores preferem pagar contas ou poupar

Faltando 20 dias do Natal, data mais aquecida para o comércio, consumidores que já receberam a primeira parcela do 13º preferem pagar contas a fazer compras. O resultado é que os lojistas perceberam aumento tímido do movimento. Andando pelas ruas do centro, percebe-se que muitos estabelecimento da região central de ainda não decoraram as vitrines com motivos natalinos e os que enfeitaram as lojas, não fizeram grande produção.

Apesar de parte dos trabalhadores terem recebido o 13º salário, seja integral ou a primeira parcela, muitos estabelecimentos não perceberam aumento do movimento no dia 1º de dezembro. Na loja Damyler, o gerente Rodolfo Gomes espera que no final de semana o cenário mude.

Não é pra menos. O consumidor está precavido e prefere guardar e pagar contas. O vendedor Cleyton Luiz Pereira de Souza, de 29 anos vai guardar a primeira parcela do 13º para pagar os impostos do início do ano. Já a segunda parcela ele vai gastar. “Vou usar nas comemorações de final de ano”, explica. Poupar também é o objetivo do auxiliar administrativo Jackson Willian Conceição Pereira, de 17 anos. “Quero comprar uma moto ou um carro”, conta.

“Já gastei tudo”, conta a balconista Fabrícia Santos de 24 anos, mas explica que é porque começou a trabalhar há poucos meses e recebeu uma pequena quantidade.

Há quem destine o dinheiro para pagar contas. É o caso da psicóloga Andressa Gomes, de 28 anos. “Tenho contas e prestações de roupas que comprei”. A estudante e aprendiz Tandara Trabulsi, de 18 anos usou a primeira parcela para pagar a faculdade. “Ainda não sei o que vou fazer com a segunda parcela”, relata, mas afirma que não vai comprar presentes pois é de outro estado e não vai viajar para passar as festas com a família.

Ainda que o comportamento geral do consumidor seja tímido, algumas lojas perceberam um pequeno aquecimento nestes dois primeiros dias do mês. A loja de roupas infantis Cantinho do Bebê registrou uma visitação um pouco maior que o normal, segundo a funcionária Izilda Luiza Borges, de 52 anos. “Ontem (1) o movimento foi bom, hoje (2) não. Vamos esperar. Está difícil pra todo mundo”, observa.

 Luiz Alberto

Para o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Hermas Renan Rodrigues, o panorama é esperado. “Nossa expectativa é positiva em relação ao ano passado, mas não em relação ao decorrer do ano. De acordo com o que observamos, as vendas no comércio vão ficar aquém do que esperávamos”, relata.

Segundo Hermas, o índice de confiança do empresário aumentou, mas não o suficiente para fazer muitos investimentos. “No ano passado não se falou em contratações. Este ano houve, mas foi pouco. São movimentos positivos, mas tímidos”, declara.

Muitos dos lojistas contrataram apenas 1 funcionário a mais para complementar o quadro para as vendas de dezembro e esperam os primeiros 10 dias do mês para verificar se haverá necessidade de mais contratações.

Apesar das dificuldades apontadas por consumidores e empresários, o presidente da CDL aponta que a leve melhora sentida em relação a 2015 possa se estender. “Estamos conscientes que a melhora vai ser prorrogada para ano que vem. Estamos vendo recursos por parte do Governo, o que é uma boa alavancagem, pois cria emprego e renda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação