Pular para o conteúdo
Consumidor

Procon segue em alerta com pedidos irregulares de materiais nas escolas

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), entidade do Ministério da Justiça alertou superintendências do Procon de todo o Brasil a respeito de cobranças indevidas ao consumido por instituições particulares de ensino. A fiscalização está focada principalmente no pedido de materiais de uso coletivo em listas escolares e no reajuste abusivo em mensalidades. As práticas podem […]
Arquivo -

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), entidade do Ministério da Justiça alertou superintendências do Procon de todo o Brasil a respeito de cobranças indevidas ao consumido por instituições particulares de ensino. A fiscalização está focada principalmente no pedido de materiais de uso coletivo em listas escolares e no reajuste abusivo em mensalidades. As práticas podem ser denunciadas nas unidades do órgão de defesa do consumidor pelo sistema de denúncia.

Caso o pais peçam, a escola deve oferecer uma discriminação do reajuste, onde seja explicado a forma com que se chegou ao novo valor de cobrança. Para isso, o estabelecimento deve fornecer uma planilha de custos, principalmente se a mensalidade de 2014 tiver um acréscimo acima da inflação.

Quanto as mensalidades os pais de alunos são amparados pela Lei 9870/99 que determina uma fórmula para que seja realizado o acréscimo na cobrança do serviço. Segundo a legislação gastos específicos da empresa como impostos, por exemplo, não podem ser inseridos no cálculo de reajuste.

Itens a mais na Lista

Junto com a pesquisa de preços divulgada pelo sobre os materiais escolares, o órgão alertou aos pais de alunos sobre a cobrança indevida para a compra de itens de uso coletivo. A denúncia desse tipo de prática é registrada pela entidade como uma queixa anônima, com o intuito de preservar a criança de futuros constrangimentos na instituição.

“Solicitar a família do aluno itens de uso coletivo ou até materiais de escritório é hoje considerada uma prática abusiva pois esse mesmo tipo de produto faz parte da planilha de mensalidade. Entretanto é razoável ver cada tipo de situação, já que o pedido de uma resma de sufite a um aluno do ensino infantil não pode ser visto dessa maneira: uma quantidade maior sim. Cabe aos pais, se não concordarem, dialogar com a escola, e havendo uma negatividade acionar o Procon”, explica a advogada da superintendência do órgão em Mato Grosso do Sul, Rosimeire Cecília da Costa.

No que diz respeito ao pedido feitos aos pais pela compra de ‘material de uso coletivo’ em listas, outra Lei Federal ampara o consumidor. De acordo com a Lei 12.886/13 a prática é considerada irregular, uma vez que este gênero de itens, assim como outros relativos a infraestrutura da escola precisam ser fornecidos pela mesma. A exigência decorre da prestação de serviços cobrada na mensalidade.

“Será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados, devendo os custos correspondentes ser sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares”, explica o parágrafo 7º do artigo 1º da lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sucuri come urubu no pantanal

VÍDEO: Sucuri puxa urubu pela cabeça em cena ‘insana’ no Pantanal de Mato Grosso do Sul

Funcionário da Petrobras morre após cair no mar em acidente na Coreia do Sul

Mãe clama por justiça no julgamento de execução do ‘Opalão do PCC’

Moradores de condomínio ficam em pânico após caso de estupro com jornalista em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Ela não veio! Noivo de Taylor Swift chega ao Brasil sem a cantora: ‘Ela odeia’

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Mundo da moda em luto: morre aos 91 anos Giorgio Armani, mestre da elegância

O icônico estilista italiano que dominou a indústria por décadas ,Giorgio Armani,morreu nesta quinta-feira (4), aos 91 anos. A triste notícia foi confirmada pelo Grupo Armani em uma nota nas redes sociais. “Com infinita tristeza, o Grupo Armani anuncia o falecimento de seu criador, fundador e força motriz incansável: Giorgio Armani”, diz o comunicado. “Il … Continued

Le Blog Maria Antonia

Elevador da Glória, atração turística de Lisboa, descarrila e deixa 15 mortos

Uma das atrações turísticas mais tradicionais da capital portuguesa foi palco de uma tragédia nesta quarta-feira (03). O Elevador da Glória, funicular centenário que liga a Baixa ao Bairro Alto em Lisboa, descarrilou e tombou, resultando em 15 mortes confirmadas e cerca de 20 pessoas feridas. De acordo com informações preliminares, a principal suspeita é … Continued

Política

Risco de tempestade faz presidente do Paraguai cancelar visita à fronteira com MS

Santiago Peña participaria de inauguração no novo shopping em Pedro Juan Caballero e se encontraria com políticos da cidade e do MS

Polícia

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

Baleada pelo marido, ela ficou mais de dois meses internada e morreu nesta quarta-feira