Pular para o conteúdo
Consumidor

Procon segue em alerta com pedidos irregulares de materiais nas escolas

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), entidade do Ministério da Justiça alertou superintendências do Procon de todo o Brasil a respeito de cobranças indevidas ao consumido por instituições particulares de ensino. A fiscalização está focada principalmente no pedido de materiais de uso coletivo em listas escolares e no reajuste abusivo em mensalidades. As práticas podem […]
Arquivo -

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), entidade do Ministério da Justiça alertou superintendências do Procon de todo o a respeito de cobranças indevidas ao consumido por instituições particulares de ensino. A fiscalização está focada principalmente no pedido de materiais de uso coletivo em listas escolares e no reajuste abusivo em mensalidades. As práticas podem ser denunciadas nas unidades do órgão de defesa do consumidor pelo sistema de denúncia.

Caso o pais peçam, a escola deve oferecer uma discriminação do reajuste, onde seja explicado a forma com que se chegou ao novo valor de cobrança. Para isso, o estabelecimento deve fornecer uma planilha de custos, principalmente se a mensalidade de 2014 tiver um acréscimo acima da inflação.

Quanto as mensalidades os pais de alunos são amparados pela Lei 9870/99 que determina uma fórmula para que seja realizado o acréscimo na cobrança do serviço. Segundo a legislação gastos específicos da empresa como impostos, por exemplo, não podem ser inseridos no cálculo de reajuste.

Itens a mais na Lista

Junto com a pesquisa de preços divulgada pelo sobre os materiais escolares, o órgão alertou aos pais de alunos sobre a cobrança indevida para a compra de itens de uso coletivo. A denúncia desse tipo de prática é registrada pela entidade como uma queixa anônima, com o intuito de preservar a criança de futuros constrangimentos na instituição.

“Solicitar a família do aluno itens de uso coletivo ou até materiais de escritório é hoje considerada uma prática abusiva pois esse mesmo tipo de produto faz parte da planilha de mensalidade. Entretanto é razoável ver cada tipo de situação, já que o pedido de uma resma de sufite a um aluno do ensino infantil não pode ser visto dessa maneira: uma quantidade maior sim. Cabe aos pais, se não concordarem, dialogar com a escola, e havendo uma negatividade acionar o Procon”, explica a advogada da superintendência do órgão em Mato Grosso do Sul, Rosimeire Cecília da Costa.

No que diz respeito ao pedido feitos aos pais pela compra de ‘material de uso coletivo’ em listas, outra Lei Federal ampara o consumidor. De acordo com a Lei 12.886/13 a prática é considerada irregular, uma vez que este gênero de itens, assim como outros relativos a infraestrutura da escola precisam ser fornecidos pela mesma. A exigência decorre da prestação de serviços cobrada na mensalidade.

“Será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados, devendo os custos correspondentes ser sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares”, explica o parágrafo 7º do artigo 1º da lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

3ª Câmara Criminal nega recurso de insanidade mental para padrasto que atirou e matou enteado em Eldorado

título eleitor eleitores

Atenção, eleitor de MS: prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19

Frio chegou? Temperatura despenca 11ºC em menos de 24h em Campo Grande

feira bolivia praça culturais

Feiras culturais são opção de lazer gratuito para Dia das Mães

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Seleção brasileira superou as notas da Espanha e da França, que levaram a prata e o bronze, respectivamente

Mundo

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Putin sugeriu retomar as negociações diretas com a Ucrânia na próxima quinta-feira

Cotidiano

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Algumas infrações são graves e resultam em mais de 7 pontos na CNH

Especial

Como a publicidade ajuda a moldar o papel da ‘mãe’ na sociedade?

Campanhas tentam inovar ao representar a figura materna, mas ainda sofrem com mercado tradicionalista