Pular para o conteúdo
Consumidor

Com aval do STF, ‘invasão’ de farmácias chama a atenção de clientes em Campo Grande

A grande quantidade de farmácias encontradas em Campo Grande sempre causou estranheza na população em geral. Além disso, há locais na Capital onde é possível encontrar cinco drogarias vizinhas (na Rua Yokohama). Apesar de causar espanto, essa conduta é permitida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por meio de sua jurisprudência. De acordo com o CRF-MS (Conselho Regional […]
Arquivo -

A grande quantidade de farmácias encontradas em sempre causou estranheza na população em geral. Além disso, há locais na Capital onde é possível encontrar cinco drogarias vizinhas (na Rua Yokohama). Apesar de causar espanto, essa conduta é permitida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por meio de sua jurisprudência. De acordo com o CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia), quanto maior a concorrência, a tendência é de que o consumidor seja beneficiado com preços baixos.

Na Capital, a Lei Municipal 3014/1993 estabelecia que a distância mínima entre esses estabelecimentos devesse ser de 500 metros, contudo, muita gente sempre se perguntou o motivo da não aplicação dessa lei. Porém, de acordo com o STF, as leis municipais que estabeleçam um limite mínimo de distância afrontam o princípio constitucional da livre concorrência.

De acordo com a aposentada Neusa dos Santos, o grande número de farmácias sempre gerou muita especulação. Segundo ela, há uma lenda urbana que liga essa quantidade exagerada à lavagem de dinheiro, ou seja, pessoas usam uma empresa para legalizar dinheiro vindo de negócios proibidos. “Isso é antigo aqui. Nunca sabemos ao certo o motivo de tantas farmácias”, ressalta ela. Neusa diz, também, que o preço varia de um local para outro, mas no geral é quase a mesma coisa. “Um item está mais barato em uma farmácia, mas um remédio sai mais em conta na vizinha”.

O comerciante Adilson Pereira diz que em todos os bairros da Capital é possível encontrar drogarias vizinhas. “É muito comum uma farmácia abrir hoje e no próximo mês abrir outra bem na frente”, relata.

De acordo com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a competência do município se restringe a verificar se um determinado ramo comercial tem a instalação permitida para uma região. “Uma fábrica, por exemplo, não pode ser instalada em uma área residencial”, informa a assessoria de imprensa da Semadur.

Já o ponto de vista sanitário cabe à Vigilância Sanitária Municipal. Segundo ela, o comerciante precisa regularizar seus documentos na junta comercial para, depois, pedir uma licença sanitária. Após isso, a instituição encaminha um fiscal ao local para a inspeção. Essa licença tem validade de 1 ano.

De acordo com a assessoria do CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia), o conselho só fiscaliza a atividade profissional dos farmacêuticos. “Nossos fiscais só vão até as drogarias para constatar se há, no local, um profissional responsável”.

Ainda de acordo com o CRF-MS, de janeiro a julho de 2014 estão registradas no órgão de classe 659 farmácias em todo o Mato Grosso do Sul. Só em Campo Grande são 200. Já o ano de 2013 fechou com 688 registros para o Estado e 216 na Capital. De acordo com os dados do CRF, o ano de 2012 foi o campeão no número de registros, com 1.057 no total e 291 só na Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flaco dá assistência, mas passa em ‘branco’ na goleada da Argentina em amistoso com Porto Rico

Acusada de tentativa de homicídio, vereadora na fronteira perde mandato

Nova temporada do NBB é lançada oficialmente em São Paulo

nova andradina

TRE-MS absolve prefeito e vice de Nova Andradina acusados por abuso dos meios de comunicação

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

Últimas Notícias

Trânsito

Menino de 8 anos é flagrado dirigindo BMW no Paraguai

O incidente gerou preocupação entre moradores e autoridades

Brasil

STF suspende decisões que impediam bloqueios de terras para prevenir desmatamento no Pantanal

A decisão cautelar foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Polícia

Dois são flagrados em pesca subaquática no Rio Sucuriú

Os equipamentos utilizados na pesca foram apreendidos

Polícia

Professor acusado de estuprar criança é transferido ao presídio

A Justiça já tinha convertido o flagrante em prisão preventiva