Pular para o conteúdo
Consumidor

TJ-MS recusa indenização a ‘surfista ferroviário’ que teve perna amputada por locomotiva

Justiça entendeu que o acidente foi provocado por culpa ‘exclusiva’ da vítima; caso ocorreu na região central de Campo Grande, por onde cruzava os trens da Ferrovia Noroeste
Arquivo -

Justiça entendeu que o acidente foi provocado por culpa ‘exclusiva’ da vítima; caso ocorreu na região central de , por onde cruzava os trens da Ferrovia Noroeste

A 5ª Turma Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou provimento ao recurso movido por Rubens Areco Florentino, que cobra indenização da Ferrovia Noroeste S/A, dona da locomotiva que o atropelou e provocou a amputação de uma de suas pernas. Cabe recurso. O acidente aconteceu em Campo Grande (MS).

Areco Florentino ajuizou ação sustentando que a empresa havia sido negligente por não adotar as “cautelas necessárias” a fim de evitar o seu embarque no trem. O caso era tratado na 4ª Vara Cível de Campo Grande, que negou o recurso, daí ele apelou ao TJ-MS.

De acordo com o processo, Florentino subiu entre os vagões do trem no momento em que a locomativa passava pela região central da Campo Grande. A linha férrea que cruzava a cidade foi desativada na década de 1990.

Após uma frenagem, o rapaz caiu sobre os trilhos, e a roda do trem, fabricada com aço, passou sobre sua perna esquerda, que partiu ao meio. Por ter parte da perna decepada, o apelante entrou em juízo contra a empresa de transporte, com pedido de danos materiais, morais e estéticos, além do pagamento de pensão mensal.

O relator da apelação, desembargador Vladimir Abreu da Silva negou a indenização com base na declaração do apelante que disse que subia com frequência e sem autorização nos trens que cruzavam a cidade. A prática era comum na cidade e envolvia os chamados “surfistas ferroviários”.

Em seu voto, o magistrado justificou que, de acordo com o interpretação do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o risco assumido em casos o debatido aqui é inteiramente do “surfista ferroviário”, sendo “inexigível e até mesmo impraticável a fiscalização por parte da empresa”.

“Diante de tais fatos, pode-se concluir que o acidente foi ocasionado por culpa exclusiva da vítima que, imprudente, subiu no trem da empresa requerida sem a devida autorização para tanto, mantendo-se em local irregular durante o curso de seu trajeto e até o momento em que houve o acidente, rompendo o nexo causal entre o dano e o serviço prestado pela requerida, uma vez que assumiu o risco por eventuais danos decorrentes de sua conduta”, explicou o desembargador.

A reportagem tentou conversar com um dos advogados de Florentino, mas não conseguiu, embora tenha deixado recado na recepção de seu escritório. (com informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de MS).

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
adriane governo

Plano do Governo Federal deve reduzir filas na Saúde de Campo Grande, diz Adriane Lopes

Restos de rato? Jovem se depara com ‘corpo’ estranho em molho de tomate enquanto preparava jantar

Caso de joias sauditas de Bolsonaro aguarda definição da PGR há mais de um ano

Dólar se afasta de R$ 5,50 após fala de presidente do Fed, mas termina dia em leve alta

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Acusado de causar acidente que matou mãe e três filhos irá a júri popular em dezembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Katy Perry e Justin Trudeau são flagrados trocando beijos em iate na Califórnia

Uma das notícias mais comentadas do momento une o mundo da música e da política: Katy Perry e o ex-primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, são oficialmente um casal. 😱 Após meses de rumores, a confirmação veio depois que os dois foram flagrados trocando beijos e carícias a bordo do iate de luxo de Katy, ancorado … Continued

Brasil

Jovem de 22 anos finge ser sequestrado em SP para conseguir dinheiro da própria mãe

Caso foi registrado como estelionato

Política

Prefeitura em MS proíbe contratação de condenados por crimes sexuais contra menores

Servidores já contratados terão que provar que não tem condenação pelos crimes citados na lei

Transparência

STF mantém multa de R$ 40 mil a prefeito de Corumbá por morte de bebê na barriga da mãe

Médico, dr. Gabriel foi condenado por negligência em episódio ocorrido em 2019