O serviço é oferecido gratuitamente, mas os agendamentos vagos estão disponíveis apenas a partir do mês de novembro.

Quem está bastante endividado já tem uma alternativa para tentar pagar suas contas e “limpar o nome”. O Procon/MS (Superintendência de proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) implantou há uma semana o Nucred (Núcleo de Resgate de Crédito) para que os consumidores superendividados possam negociar seus débitos com intermédio do Procon.

O serviço é oferecido gratuitamente, mas os agendamentos vagos estão disponíveis apenas a partir do mês de novembro. Segundo o superintendente do Procon no estado, Lamartine Ribeiro, existem alguns critérios para filtrar a grande demanda de interessados pelo atendimento.

 “É feita uma triagem das pessoas que desejam ter as pendências financeiras resolvidas. Um dos quesitos é avaliar o nível de débitos que o consumidor tem com o credor. No caso dos superendividados, sua receita não é o suficiente para cumprir suas obrigações. Não se trata de um problema pontual”, explicou Ribeiro.

O Superintendente também informou que dentre as ações oferecidas pelo Projeto é feita uma análise do perfil do endividado, são realizadas diversas sugestões para tornar sua vida financeira saudável, e é elaborada uma proposta de negociação com os credores. Ribeiro também destacou, que é interesse das próprias empresas fazer esse acordo, já que o cliente volta ao mercado de consumo.

Superendividados

A forma de visualizar a situação dos superendividados está entre as principais propostas de alterações no CDC (Código de Defesa do Consumidor), que tramitam no Congresso Nacional. Além disso, estudos recentes demonstram a importância da conscientização da população nacional sobre os hábitos de consumo, em especial, da contratação e utilização consciente do crédito.

Em virtude do papel do Procon perante a sociedade e tendo e vista o elevado número de casos de inadimplência, surgiu a necessidade de criação do Nucred. O Projeto é uma tendência em todo o país e, de acordo com o Superintendente do Procon, dos vinte inscritos aqui no estado na semana passada, dez são superendividados e estão sendo atendidos.

Atendimento

O agendamento pode ser feito de três formas: pelo telefone 151, pessoalmente na sede do Procon, ou pela internet: no site procon.ms.gov.br. Basta clicar no link Núcleo de Resgate Financeiro.