Pular para o conteúdo
Consumidor

Economista orienta consumidor a reorganizar orçamento e aumentar disciplina com gastos

A inflação ameaça extrapolar este ano o limite da meta de 6,5%, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), afirma o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Robson Gonçalves. Ele concorda, em parte, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a sazonalidade da inflação, no início do ano, fortemente influenciada por reajustes nos […]
Arquivo -

A inflação ameaça extrapolar este ano o limite da meta de 6,5%, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), afirma o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Robson Gonçalves. Ele concorda, em parte, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a sazonalidade da inflação, no início do ano, fortemente influenciada por reajustes nos setores de transporte e educação.

Na última terça-feira (8), ao comentar o resultado do IPCA em janeiro, o ministro disse que a inflação deve começar a recuar em março.

Gonçalves lembra que a preocupação das autoridades com a inflação do início do ano não é novidade. Tanto que, antigamente, quando havia planos econômicos e congelamentos de preço, as decisões eram tomadas no final de fevereiro, exatamente quando passava essa onda sazonal.

Para o professor, o problema é que a sazonalidade agora é marcada por um momento de inflação alta. “[A inflação] ameaça extrapolar o limite da meta, sim. E em fevereiro, ela tende a ser ainda pior. O ministro disse que há um pico, mas a inflação pode fechar fora do limite.”

Ele aconselha consumidores que compraram à prestação a fazer um grande esforço para reorganizar o orçamento doméstico e aumentar a disciplina com os gastos. Gonçalves avalia que o excesso de crédito durante o período de crise financeira pode ser um problema, porque muitos consumidores ainda têm prestações a pagar, ao mesmo tempo em que os preços vão pressionar e corroer o orçamento familiar ao longo deste ano.

“Essa disciplina nos gastos é muito importante, especialmente para quem está com dívidas do ano passado. Não vai haver a mesma sobra de renda que houve, devido ao aumento de preços.”

O professor da FGV destacou também a decisão do governo de cortar R$ 50 bilhões do Orçamento da União. Para ele, o governo gastou muito por conta da crise e para estimular a demanda. “Agora, a procura excessiva está pressionando os preços, além desses outros fatores que o ministro citou. Qualquer medida que tire a responsabilidade exclusiva do Banco Central de combater a inflação com os juros é necessária”.

Já o professor de economia da Universidade de (UnB) e membro do Conselho Federal de Economia, Newton Marques, é mais otimista em relação às declarações de Mantega sobre o controle da inflação. Para ele, houve realmente um surto mundial de inflação com a elevação do preço e do custo de vida, mas que deve se reverter.

Ele admite a existência da pressão da demanda devido ao crescimento da economia brasileira com “altas taxas”, mas também com consequências para os preços de bens e serviços. “Ninguém tem dúvida de que o governo, por meio de políticas públicas, reforça esse tipo de demanda. O setor privado anda consumindo e o setor público passa a consumir, isso também pressiona.”

Ele citou a primeira prévia de fevereiro do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), utilizado como referência para reajustes em contratos como de aluguel, água e luz, que ficou em 0,66%. “É um conjunto de coisas, difícil dizer o que está provocando a inflação.”

Marques enfatiza, no entanto, que não dá para afirmar que as pressões inflacionárias se sustentarão, pois a agropecuária, por exemplo, já começa a dar sinais positivos. “O preço da carne já caiu, assim como de outros produtos. Então, a minha tendência é concordar com o ministro Mantega”.

Quanto aos cortes, o professor de economia da UnB disse que a medida é bem-vinda, porque vai ajudar no combate da inflação e na redução da dívida pública.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Família procura por ‘Bobi’, cachorro que sumiu na Vila Adelina

Professor da Escola Joaquim Murtinho dá aulas de Vôlei há mais de 30 anos e vibra com Supercopa em Campo Grande

Ex-marido que agrediu e tentou matar mulher a tiros é preso em Aquidauana

Núcleo é criado para agilizar entrega de fraldas e dietas especiais a mães atípicas

Notícias mais lidas agora

Casal ‘elo’ de esquemas de corrupção faturou R$ 8,7 milhões em contratos com prefeituras de MS

Professor da Escola Joaquim Murtinho dá aulas de Vôlei há mais de 30 anos e vibra com Supercopa em Campo Grande

detran

‘Peixe pequeno’: mais um ex-servidor vira réu por corrupção no Detran-MS

Programa que paga bolsas de um salário mínimo convoca mais 190 estudantes em MS

Últimas Notícias

Política

Petição que pede intervenção do Consórcio Guaicurus chega nos terminais de Campo Grande

A primeira ação aconteceu no Terminal Morenão e petição chega a 8 mil assinaturas

Polícia

Três jovens são presos e um adolescente é apreendido por furtos de casas

O grupo cometia os furtos nas casas do bairro Portal Caiobá II há quase uma semana

Esportes

Fabrício Bruno falha duas vezes, Brasil leva virada e perde do Japão pela 1ª vez na história

Brasil abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas levou três na segunda etapa e terminou derrotado

Famosos

Áudio da GloboNews vaza e expõe jornalista esculhambando primeiro-ministro de Israel

Ao vivo, áudio de Mônica Waldvogel vazou na GloboNews enquanto ela fazia críticas a Benjamin Netanyahu