Pular para o conteúdo
Consumidor

Procon verifica se taxa de 10% será cobrada no Carnaval

Fiscais do Procon vão percorrer bares, restaurantes e clubes de baile na sexta-feira (12) e no sábado (13) de Carnaval para verificar se está sendo respeitado o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o órgão e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que veda a cobrança da taxa de 10% sobre […]
Arquivo -

Fiscais do Procon vão percorrer bares, restaurantes e clubes de baile na sexta-feira (12) e no sábado (13) de Carnaval para verificar se está sendo respeitado o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o órgão e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que veda a cobrança da taxa de 10% sobre o consumo, comumente chamada de taxa do garçom.

Durante a fiscalização será possível constatar se os estabelecimentos estão prestando informações claras, precisas e ostensivas ao consumidor, conforme prevê o Termo firmado em 18 de novembro de 2009, entre elas está a não obrigatoriedade do pagamento da comissão de 10% (dez por cento) pelos serviços (garçons).

O mesmo Termo obriga os estabelecimentos a informar o cliente sobre a cobrança do couvert artístico, o valor e a identificação dos artistas, o tempo de apresentação, o prazo de início da cobrança (que é de 15 minutos após a chegada do cliente), tudo informado antecipadamente em cartaz afixado na entrada do estabelecimento.

Além disso, estarão em pauta as proibições de cobrança de multa por extravio da comanda em bares que trabalham com esse sistema de controle e a exigência de consumação mínima no local.

No sábado (13), a equipe com representantes de todos os órgãos visitará os clubes da Capital que promovem bailes carnavalescos para orientar sobre a cobrança de meia entrada, além de outras relações de consumo que possam se estabelecer neste período.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jonathan Bailey , estrela de “Bridgerton” revela pausa temporária para dedicar-se ao ativismo social

Jonas Brothers estrelam filme natalino no Disney+

Pescadores artesanais priorizam demarcações em 1º Plano Nacional

VÍDEO: Incêndio destrói casa com telhado de madeira no Centro de Rio Brilhante

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

No tapete vermelho, Fernanda Torres presta tributo a Giorgio Armani em Veneza

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista que saiu de Campo Grande fica ferido após acidente com bitrem na BR-267

Condutor foi encaminhado para uma unidade hospitalar em Nova Andradina para receber atendimento médico

MidiaMAIS

Incêndio em Rio Brilhante revelou que ‘chalé’ de poeta pertencia um pouco a cada morador local

Incêncio provocou consternação de uma população que viu o encanto da esquina laranjada ser consumido pelas chamas

Esportes

MAC leva mais uma com placar de 1 a 0 após Taveirópolis perder pênalti no Jacques da Luz

Na liderança da série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense, time de Maracaju promete não dar margem de vantagem para os adversários

Polícia

Homem acusado por furto de gado é executado a tiros no Paraguai

Reginaldo possuía ficha criminal extensa e foi alvo de pistoleiros no início da noite deste sábado, em Pedro Juan Caballero