Mato Grosso do Sul já se prepara para o início da campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos, anunciada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (1°). A estratégia busca atualizar a caderneta de quem, por algum motivo, ainda não foi imunizado.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A campanha começará oficialmente nesta segunda (6) e terminará em 31 de outubro. No dia 18, todos os estados do país se mobilizarão pelo Dia D, com ‘intensivão’ de imunização.
Segundo Frederico Moraes, gerente de imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19, contemplando os esquemas vacinais de crianças e adolescentes. Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.
Em Mato Grosso do Sul, todos os municípios estão abastecidos com os imunizantes. “Essa campanha vem em ótima hora. Nós sabemos que temos um cenário epidemiológico importante, existe o risco de reintrodução do sarampo. Então a SES tem se mantido alerta em relação à vigilância epidemiológica, como também investigando casos suspeitos e bloqueio vacinal. Por isso, recomendamos que toda a população procure uma unidade de saúde e se vacine”, frisa.
Sobre as vacinas
Sarampo: a campanha vai reforçar a vacinação contra o sarampo, diante da escalada de casos na América do Norte, que concentra 99% dos casos no continente, que somam 7 mil. Toda a população de 12 meses a 59 anos poderá se vacinar contra a doença no país, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença no Brasil.
As ações adotadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, têm mantido o Brasil livre da circulação do sarampo. Entre as preocupações estão as pessoas que viajam para o exterior, em países com elevado registro de casos, e quem vive em região de fronteira, principalmente com a Bolívia. Em 2025, até o momento, foram confirmados 31 casos importados, quando a infecção ocorre fora do país.
HPV: haverá resgate de não vacinados contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos. O Brasil avançou na vacinação contra o HPV, atingindo 82% de cobertura em 2024 considerando meninas de 9 a 14 anos – é quase sete vezes maior que a média global de 12% divulgada pela Organização Mundial da Saúde. Entre os meninos da mesma faixa etária, a cobertura chegou a 67%.
A vacina, que protege contra diversos tipos de câncer — como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço — além de verrugas genitais, apresentou avanço expressivo: entre meninas, a cobertura passou de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024; já entre os meninos, saltou de 45,46% para 67,26%, representando crescimento de 22% em apenas dois anos.
Febre Amarela: o Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação contra a febre amarela, ofertando a atualização da situação vacinal de pessoas de 9 meses a 59 anos, conforme as diretrizes do PNI.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.