Pular para o conteúdo
Cotidiano

Voltada para crianças e adolescentes, Campanha de Multivacinação começa nesta segunda-feira em MS

Todas as vacinas previstas em calendário estarão disponíveis, incluindo contra poliomielite e covid-19
Jennifer Ribeiro -
Campanha de vacinação (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

já se prepara para o início da campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos, anunciada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (1°). A estratégia busca atualizar a caderneta de quem, por algum motivo, ainda não foi imunizado.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A campanha começará oficialmente nesta segunda (6) e terminará em 31 de outubro. No dia 18, todos os estados do país se mobilizarão pelo Dia D, com ‘intensivão’ de imunização.

Segundo Frederico Moraes, gerente de imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19, contemplando os esquemas vacinais de crianças e adolescentes. Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.

Em Mato Grosso do Sul, todos os municípios estão abastecidos com os imunizantes. “Essa campanha vem em ótima hora. Nós sabemos que temos um cenário epidemiológico importante, existe o risco de reintrodução do sarampo. Então a SES tem se mantido alerta em relação à vigilância epidemiológica, como também investigando casos suspeitos e bloqueio vacinal. Por isso, recomendamos que toda a população procure uma unidade de saúde e se vacine”, frisa.

Sobre as vacinas

Sarampo: a campanha vai reforçar a vacinação contra o sarampo, diante da escalada de casos na América do Norte, que concentra 99% dos casos no continente, que somam 7 mil. Toda a população de 12 meses a 59 anos poderá se vacinar contra a doença no país, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença no Brasil.

As ações adotadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, têm mantido o Brasil livre da circulação do sarampo. Entre as preocupações estão as pessoas que viajam para o exterior, em países com elevado registro de casos, e quem vive em região de , principalmente com a Bolívia. Em 2025, até o momento, foram confirmados 31 casos importados, quando a infecção ocorre fora do país.

HPV: haverá resgate de não vacinados contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos. O Brasil avançou na vacinação contra o HPV, atingindo 82% de cobertura em 2024 considerando meninas de 9 a 14 anos – é quase sete vezes maior que a média global de 12% divulgada pela Organização Mundial da Saúde. Entre os meninos da mesma faixa etária, a cobertura chegou a 67%.

A vacina, que protege contra diversos tipos de câncer — como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço — além de verrugas genitais, apresentou avanço expressivo: entre meninas, a cobertura passou de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024; já entre os meninos, saltou de 45,46% para 67,26%, representando crescimento de 22% em apenas dois anos.

Febre Amarela: o Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação contra a febre amarela, ofertando a atualização da situação vacinal de pessoas de 9 meses a 59 anos, conforme as diretrizes do PNI.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Senado dos EUA rejeita propostas orçamentárias e mantém paralisação do governo

Com acumulado de chuva abaixo da média histórica, MS foi marcado por calorão em setembro

De engenheiro a pintor, feirão terá 50 oportunidades na área da construção civil em Campo Grande

Centro de Radioterapia do HRMS deveria estar pronto no fim de 2024 (Divulgação)

Após dois anos da retomada, radioterapia do HRMS alcança 85% do projeto concluído

Notícias mais lidas agora

Vítima do metanol? Jovem de 21 anos morre após beber destilado em Campo Grande

Sextou com medo? Bares de MS são treinados para lidar com risco do metanol nas bebidas

Operação Ligação Familiar contra contrabando apreendeu celulares avaliados em R$ 400 mil 

Cirurgia urgente: Família cria Vakinha para salvar vida de bebê de três meses

Últimas Notícias

Mundo

Reino Unido: príncipe William afirma que levará mudanças à monarquia quando for rei

Príncipe afirmou que embora respeite a tradição, não tem medo de mudanças

Famosos

‘The Fate of Ophelia’: música de Taylor Swift ligada a Shakespeare bate recorde no Spotify

O número de pré-saves do álbum registrou a marca de 6 milhões na plataforma

MidiaMAIS

Bienal Pantanal: ASL promove projeto especial ‘Leituras & Conversas’ e série de atividades

Programação irá ocorrer na próxima quinta-feira (9), no auditório Pedro Medeiros

Transparência

Agesul homologa licitação de R$ 10,4 milhões para pavimentação de trecho da BR-262

Será pavimentado 1,41 km na fronteira entre Brasil e Bolívia, no município de Corumbá