Volta às aulas: lixo toma conta de calçada em torno de escola e alunos se arriscam nas ruas
![](https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2025/02/lixo-calcada-de-escola-leitor-Midiamax-2.jpg)
Em torno da Escola Municipal Irene Szukala, no Jardim das Hortências, em Campo Grande, a calçada foi tomada por lixos. Com a passagem interditada, alunos da Reme (Rede Municipal de Educação) foram flagrados se arriscando nas ruas.
O flagrante foi registrado nesta segunda-feira (10), primeiro dia do ano letivo de 2025, na Capital. “Início das aulas e olha essa situação. Tenho dois filhos nessa escola e fico preocupada porque pode acontecer algum acidente. A calçada não é lugar de lixo”, diz a mãe, que prefere não se identificar.
A situação denunciada ao Jornal Midiamax, também foi registrada na Prefeitura da Capital. À reportagem, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) ressalta que o acúmulo de lixo é decorrente de descarte irregular, feito por moradores do bairro.
Em nota, a Semed afirma que a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) foi acionada a fim de providenciar a remoção do lixo. Confira a na na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) esclarece que o acúmulo de lixo nas proximidades da Escola Municipal Irene Szukala, no Jardim das Hortências, não é decorrente das atividades da unidade escolar, mas sim de descarte irregular realizado por moradores do entorno.
A SEMED reforça que a manutenção da limpeza pública e a fiscalização do descarte de resíduos são de competência da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP). No entanto, já acionamos o órgão responsável para providências quanto à remoção do lixo e reforço na fiscalização da área.
Além disso, a escola realiza constantemente ações de conscientização com a comunidade escolar sobre a importância do descarte correto de resíduos para a preservação do ambiente e a segurança dos alunos”.