Nascidos em maio e junho começam a receber o abono salarial 2025 a partir da próxima quinta-feira (15). O benefício é pago para trabalhadores que tiveram carteira assinada por pelo menos 30 dias e que receberam média mensal de até 2 salários mínimos em 2023.
A estimativa é de que R$ 4,5 bilhões sejam pagos a 3,8 milhões de beneficiários do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
Conforme divulgado pelo Governo Federal, recebem o Abono Salarial na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. Já quem trabalha no setor público possui inscrição PASEP e recebe o benefício no Banco do Brasil.
Quem tem direito?
- Trabalhadores inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco;
- Ter trabalhado formalmente por, pelo menos, 30 dias em 2023;
- Ter recebido em média até dois salários-mínimos no ano de referência (2023);
- Estar com os dados informados corretamente pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).
É importante ressaltar que o valor do benefício varia conforme a quantidade de meses trabalhados no ano de apuração e que o máximo a ser pago é equivalente a um salário mínimo, que atualmente, corresponde a R$ 1.518,00.
Informações e consultas
Mais informações sobre o pagamento do PIS podem ser obtidas no canal de atendimento disponível pela Caixa Econômica Federal no telefone: 0800-726-0207.
Informações sobre o Pasep estão disponíveis na central de atendimento do Banco do Brasil, pelo número: 4004-0001 ou 0800-729-0001, ou ainda pelo site bb.com.br. Basta preencher o número de inscrição do Pasep ou o CPF e a data de nascimento.
Também é possível fazer consultas pelo portal gov.br e nos canais de atendimento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como o ALÔ TRABALHO no telefone: 158, ou uma unidade regional de atendimento do MTE.
Confira o calendário anual estabelecido pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador):
