Pular para o conteúdo
Cotidiano

Você sabia? HRMS oferece toxina botulínica para tratamento de doenças neurológicas

Neurotoxina será utilizada para tratamento de dores musculares, torções, como torcicolos, deformidades nos membros e articulações
Karina Campos -
hrms
Primeira paciente no tratamento (Divulgação, HRMS)

O HRMS (Hospital Regional de ) divulgou o início da utilização da toxina botulínica para o tratamento de doenças neurológicas. A aplicação da neurotoxina será utilizada para tratamento de dores musculares, torções, como torcicolos, deformidades nos membros e articulações.

A médica neurologista Aline Kanashiro explica que a distonia nem sempre tem uma causa evidente. Logo, a toxina botulínica reduz o excesso de contração muscular causado pela distonia. Com isso, o paciente tem alívio dos sintomas, pois os estímulos excessivos para a contração muscular são interrompidos e os espasmos musculares são reduzidos ou eliminados.

“Pode ter uma causa evidente e ser consequência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou de um traumatismo craniano, por exemplo, ou ser idiopática, que é quando a causa não é definida ou não pode ser identificada”, afirma.

Tratamento pelo SUS

O tratamento é paliativo e as reaplicações devem ocorrer no período de quatro a seis meses. Agora, com o Ambulatório de Toxina Botulínica no instalado, o HRMS amplia a área de atuação da neurologia e acesso ao tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Reny Garnacho, de 86 anos, foi a primeira paciente a receber o tratamento no hospital. A aposentada tem diagnóstico de blefaroespasmo, que é um transtorno neurológico que causa contrações involuntárias das pálpebras, resultando em piscar involuntário e fechamento dos olhos, desde 2009.

“Por conta disso, quase não estava conseguindo dirigir. Só conseguia quando era bem próximo de casa. E também não conseguia ler mais, pois meu olho estava fechando demais”, contou.

O tratamento está disponível para pacientes ambulatoriais encaminhados pela regulação estadual. “Iniciamos as tratativas para oferecer o tratamento no segundo semestre do ano passado. Com o apoio da SES e, em especial, da , conseguimos o treinamento da equipe de enfermagem, habilitação e também a disponibilização da toxina botulínica”, conclui a Diretora técnica do HRMS, a médica Patrícia Rubini.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é socorrido inconsciente e com ferimento na cabeça após ser espancado no Jardim Pênfigo

Audiência pública discute criação de Horto Florestal na região norte de Campo Grande

Jogos de hoje: Corithians x Cruzeiro, em jogo válido pelo Brasileirão Feminino (Foto: CBF/Flickr)

Onde assistir: domingo tem final do Brasileirão Feminino

Confira as interdições de trânsito programadas para o desfile de Independência do Brasil na Capital

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Que situação! Diretor do SBT é preso ao deixar motel com mulher casada

Últimas Notícias

Cotidiano

Público lota arquibancadas para assistir desfile da Independência em Campo Grande

Vendedores ambulantes também aproveitaram para ganhar uma renda extra neste domingo

Polícia

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Ambos foram socorridos e levados para a Upa Leblon, mas o mais jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu

Transparência

Ministério Público investiga destruição de 255 hectares em reserva de Dois Irmãos do Buriti

Setor agropecuário explora a região há pelo menos sete décadas

Famosos

Ex-atriz da Globo encontrada em situação deplorável vai morar com sobrinha

Após ser resgatada em Porto Alegre (RS), Rejane Schumann encontrou uma sobrinha que se responsabilizará por ela