A Prefeitura de Dourados, através do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, alertou, em nota, a população para que redobre os cuidados ao escolher bebidas, diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol no Brasil.
De acordo com a diretora-presidente da Funsaud (Fundação de Serviços da Saúde), Maria Izabel de Aguiar o Governo do Estado, via Ministério da Saúde, enviará doses do medicamento para a rede municipal. A Funsaud é responsável pela administração da UPA e Hospital da Vida. O HU-UFGD também está em tratativa com o Ministério da Saúde para receber antídoto.
Até o momento, o país já somou 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol, sendo 53 em São Paulo, cinco em Pernambuco e uma no Distrito Federal. Em 11 casos, exames laboratoriais confirmaram a presença da substância.
Nesta sexta-feira (03), Mato Grosso do Sul passou a ter o primeiro caso suspeito de um jovem de 21 anos, morador de Campo Grande, que morreu por suspeita de intoxicação por metanol. Ele deu entrada na UPA Universitário, nesta quinta-feira (02), consciente, reclamando de mal-estar gástrico, náuseas e vomitando líquido escuro. Porém, ele teve uma crise convulsiva, seguida por parada cardíaca e morreu. Amostras de sangue e urina foram coletadas para perícia no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal).