As belezas naturais da Serra da Bodoquena estão encobertas por fogo e fumaça desde a tarde desta sexta-feira (12). O incêndio que atinge a região da pousada Refúgio Canaã e se aproxima do Parque Nacional diminuiu a intensidade neste sábado, mas o local segue envolto por uma nuvem de fumaça.
Neste momento, apenas uma residência está próxima aos focos de incêndio ainda ativos. “Mas, já está sendo feita a proteção para não correr nenhum risco”, afirma o tenente Ronaldo Machado, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Bonito. Segundo ele, a corporação foi acionada às 12h de sexta-feira.
No início, as chamas se espalharam rapidamente, mas agora diminuíram de intensidade. “O fogo está caminhando devagar, porque o vento não está forte”, afirma o tenente Machado. Além disso, a área de vegetação, com terreno acidentado, dificulta o trabalho dos bombeiros. “É uma morraria, então não entra nenhum veículo, o combate é feito com bombas costais e abafadores”, explica.
Ainda não há informações claras sobre a extensão da área atingida, nem as causas do incêndio. No entanto, moradores suspeitam que tenha se iniciado por acidente, em uma das propriedades vizinhas da pousada. As condições climáticas, segundo o subcomandante dos bombeiros de Bonito, facilitaram o espalhamento das chamas. “Tempo seco e a umidade do ar muito extrema, com altas temperaturas”, afirma o tenente Machado.

A guarnição local recebeu apoio de equipe da Capital, além de 20 brigadistas do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
‘A serra está queimando’
A estudante Ana Beatriz Queiroz, de Campo Grande, está hospedada em uma pousada na região desde sexta-feira (12). “A serra está queimando, dá para sentir o ar seco, aquela sensação de secura, cheiro de queimado”. Ela relata que o fogo não chegou perto das residências. “Mas, o pessoal ficou muito assustado”.
Outra turista campo-grandense na Serra da Bodoquena diz que os bombeiros já previam que a umidade da noite iria baixar as chamas. Oficiais teriam informado a ela, inclusive, que avaliaram a possibilidade de percorrer a região avisando moradores sobre os riscos de inalar fumaça.
“Hoje, tem muita fumaça no ar. Não dá para ver o fogo mais, mas ontem à noite vimos muito. Todo mundo estava vendo um fogaréu absurdo, fogo demais”, afirma. Ela relata que atletas de uma corrida que acontece na Serra da Bodoquena pararam na pousada, surpresos com a proporção do incêndio.

Ana Beatriz Queiroz afirma que ainda vê parte do morro em chamas, mas menos que no dia anterior. “O fogo já foi controlado, os bombeiros vieram várias vezes e a situação está controlada. Passou até avião dos brigadistas”, relata a estudante.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.