Nesta sexta-feira (12), a Rua José Soares de Araújo, no Núcleo Habitacional Buriti, ficou totalmente alagada após um reservatório de água se romper, no início da tarde. A situação foi registrada por moradores da região e por pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Buriti, que aguardavam atendimento e se assustaram com o barulho.
Segundo um morador, a unidade de saúde fica ao lado do reservatório. Ele estava agendando consultas para os filhos quando escutou o cano romper.
“Eu escutei um barulhão, sai e vi água pra tudo que é lado e uma senhora pedindo socorro. Um rapaz do posto de saúde pulou o muro e eu fui pro portão [do reservatório]. Um outro cara trouxe uma marreta e eu quebrei o cadeado. Puxamos o portão e veio um monte de água, até no meu joelho. Inundou tudo aqui pra baixo. Perguntei se é água do reservatório do bairro e disseram que sim, ou seja, vamos ficar sem água”, contou um morador.
Vizinhos apontam que o fluxo de água chegou a entrar na casa de uma moradora. A UBS também teria sido invadida pela enxurrada, mas não o suficiente para comprometer equipamentos ou o atendimento. A reportagem acionou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para saber se os serviços foram comprometidos e aguarda um posicionamento.
Pelas imagens, tudo indica que se trate de um reservatório da Águas Guariroba. Nossa equipe também acionou a concessionária para confirmar e entender o que pode ter acontecido. O espaço segue aberto para manifestação.