Mais um resgate de espécime de coruja-suindara (Tyto furcata) foi realizado na tarde desta segunda-feira (29) pela PMA (Polícia Militar Ambiental) de Campo Grande. A ocorrência se deu em imóvel rural no município de Rochedo.
A unidade da PMA foi acionada para atender a ocorrência, onde foi localizada uma coruja que havia se prendido em uma fenda do ninho, resultando em lesão na asa direita.
Diante disto, a ave foi acondicionada em caixa de transporte e encaminhada para atendimento veterinário. Durante a verificação, a equipe constatou a presença de filhotes e, diante da vulnerabilidade causada pela ausência da mãe, realizou também o resgate.
Assim, foram recolhidos três filhotes que, juntamente com a ave adulta, foram encaminhados ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) – Hospital Veterinário Ayty, onde devem receber os cuidados necessários para recuperação e reabilitação.
A PMA orienta que em situações de avistamento de animais silvestres feridos ou em risco, a população deve entrar em contato com a unidade, pelo telefone (67) 99984-5013.
‘Rasga-mortalha’
A coruja-suindara é uma coruja de tamanho médio, de plumagem clara e com a face em formato de coração, amplamente distribuída nas Américas. Ela também é conhecida como coruja-da-igreja ou rasga-mortalha.
Dentre seus hábitos, é uma predadora noturna de importância ecológica, pois alimenta-se de roedores e insetos, auxiliando no controlo de pragas e na prevenção de doenças.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!