Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Onça-pintada aparece de ‘penetra’ em encontro de amigos no Pantanal de MS

Grupo manteve a calma e animal seguiu seu caminho desaparecendo em meio ao mato
Marcus Moura -
Animal apareceu por alguns segundos e logo desapareceu na mata. (Fotos: Reprodução)

Um grupo de amigos teve uma experiência inusitada e tensa em vídeo postado neste sábado (22), quando uma foi avistada se aproximando de um encontro realizado em uma propriedade rural localizada na região do Passo do Lontra, em , Mato Grosso do Sul. O animal, conhecido por sua força e habilidade de caça, surpreendeu os presentes ao aparecer em meio à vegetação, próxima ao local onde estavam assando carnes, mas não atacou ninguém.

De acordo com vídeo registrado e postado nas redes sociais, o felino se aproximou cautelosamente do grupo, que, apesar do susto, manteve a calma e evitou movimentos bruscos, reconhecendo a necessidade de agir com prudência diante da presença do predador. Embora o clima de tensão tenha se instalado, os amigos não recorreram ao pânico, o que pode ter sido um fator crucial para que a situação não se tornasse mais perigosa.

A onça pintada, também chamada de jaguar, é uma espécie de felino nativa das Américas e ocupa uma posição de topo na cadeia alimentar, sendo considerada um dos maiores predadores terrestres do continente. Sua presença em áreas rurais não é incomum, especialmente em regiões de cerrado e matas, como o Pantanal, que abriga uma rica biodiversidade e ecossistemas diversos.

Um dos presentes pede as pessoas mantenham a calma para que o animal siga seu caminho. É possível ouvir uma das vozes pedindo para alguém atirar com arma de fogo para espantar o felino, mas o ato não acontece. Veja:

Esse encontro revela o constante contato entre as áreas de expansão humana e o habitat natural de diversas espécies selvagens. A onça pintada é um animal solitário e territorial, com habilidades impressionantes de caça. Sua dieta inclui uma grande variedade de presas, como capivaras, cervos, antas e até animais menores, como aves e répteis. Entretanto, ataques a humanos são extremamente raros, uma vez que esses felinos tendem a evitar a presença de pessoas e se aproximam apenas quando estão em busca de alimento ou quando se sentem provocados.

Em um ambiente rural como o do Passo do Lontra, as onças costumam se deslocar para regiões mais próximas de propriedades em busca de presas. O Corpo de Bombeiros e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) recomendam que, em situações semelhantes, as pessoas evitem atrair o animal com comida, mantenham a calma e acionem as autoridades competentes para lidar com a captura ou direcionamento da onça de volta ao seu habitat. Nesse caso específico, não houve necessidade de intervenção, já que o animal acabou se afastando da área onde o churrasco acontecia.

A reportagem entrou em contato com o dono do perfil que publicou o vídeo, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Daniel Júnior vence eleição para presidência da UCV-MS e promete revitalização e auditoria

Organizador de evento diz que ciclista sofreu infarto durante prova em MS

Familiares procuram por idoso que desapareceu há uma semana em Miranda 

Empresária que teve comércio atingido por motorista embriagada pede ajuda no Jardim Centro-Oeste

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Preta Gil é novamente hospitalizada às vésperas de tratamento no exterior; entenda

Últimas Notícias

Economia

CNI: Tarifa de 10% sobre produtos brasileiros nos EUA preocupa

Na viagem promovida pela CNI em maio, os empresários brasileiros esperam se reunir com representantes da indústria e do governo americano

Polícia

Acusada de matar mulheres, bebê e carbonizar corpos tem prisão preventiva decretada

Autora dos três assassinatos ocorridos com requintes de crueldade na madrugada desta segunda

Trânsito

VÍDEO: Motorista bate em dois carros estacionados e foge na Vila Silva Regina

A colisão ocorreu na noite da última segunda-feira (31)

Economia

Dólar tem leve alta em dia de anúncio de tarifas recíprocas por Trump

Movimento de redução de posições em divisas latino-americanas apesar do dia positivo para commodities