A estiagem aliada a baixa umidade do ar e calor acima de 30°C em Campo Grande favoreceu vários incêndios neste sábado (23), de norte a sul. Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas, com atuação de caminhões-pipa no combate.
Próximo à Avenida Gury Marques, a fumaça pode ser observada a distância. Moradores registraram imagens que identificam a intensidade da fumaça próxima ao Terminal Rodoviária.
Na Avenida Guaicurus, um incêndio foi registrado em um terreno baldio, em um entulho acumulado ao lado de um comércio. Por enquanto, não há informações sobre as causas do início do fogo. Entretanto, as chamas iniciaram no acúmulo de lixo do terreno.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Além da área urbana, uma equipe dos bombeiros combate um incêndio na área rural da cidade, na região do Anhanduzinho, atingindo uma plantação de eucalipto. Após devastar uma parte do hectare, funcionários da área adotaram a estratégia de aceiros.
Ainda neste sábado, incêndio de grandes proporções se alastrou pelo matagal de um terreno localizado na Rua do Seminário, no Bairro Vila Leda. Segundo relatos de testemunhas, a fumaça se espalha pela região, chegando a atingir até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, a 2,2 quilômetros do foco do incêndio.
Conforme apurado pela reportagem, a fumaça se espalhou pelas avenidas Heráclito Diniz de Figueiredo e Ernesto Geisel, além de atingir bairros da região, incluindo o Otávio Pécora e o Monte Castelo. O trânsito demanda atenção redobrada de motoristas, por conta da visibilidade afetada pela fumaça.
Queimada é crime!
É importante ressaltar que o artigo 18-A, § 1º, da Lei 2909, “veda a prática de queimada nos terrenos baldios e quintais, sendo obrigação do proprietário tomar as medidas necessárias para evitá-la, sendo responsável nos casos de sua ocorrência”.
A multa neste caso varia entre R$ 3.091,50 e R$ 12.366,00, conforme a área afetada. Quando se tratar de ocorrência relacionada ao ato de provocar a queima de resíduos, a orientação é de que seja efetuada a denúncia imediatamente aos órgãos de segurança pública, para que seja efetuado o flagrante, pois, assim, será possível a correta identificação do autor da queimada.
Confira o vídeo
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.