Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Bombeiros salvam recém-nascido que havia engasgado com leite materno em Corumbá

A mãe relatou aos bombeiros que havia amamentado o bebê momentos antes de ocorrer o incidente
Lethycia Anjos -

Um de apenas 29 dias foi salvo pelo de , na noite da última quarta-feira (1º), após um episódio de broncoaspiração (engasgo). O caso ocorreu por volta das 22h35, quando a mãe da criança, uma mulher de 32 anos, procurou o quartel da corporação em busca de socorro.

Conforme os militares, a mãe relatou que havia amamentado o bebê momentos antes e o colocado para dormir. Pouco depois, percebeu que a criança apresentava sinais de broncoaspiração — quando alimentos ou líquidos entram nas vias respiratórias, o que pode causar sufocamento.

Ao chegar ao quartel, os bombeiros iniciaram o atendimento de emergência e realizaram manobras de desobstrução das vias aéreas, incluindo três tapotagens. Logo em seguida, o bebê respondeu ao procedimento, começou a chorar e expeliu secreções.

Após o atendimento inicial, a equipe encaminhou a criança, acompanhada da mãe, ao Pronto-Socorro de Corumbá, onde passou por atendimento médico e acompanhamento.

Em casos como esse, o Corpo de Bombeiros orienta procurar atendimento imediato via 193, visto que a broncoaspiração pode evoluir rapidamente e representar risco à vida do .

50% dos engasgos ocorrem com crianças de até 4 anos

Técnica de Tapotagem realizada em casos de engasgamento de bebês (Ilustração CBMS)

De acordo com dados da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a aspiração de corpo estranho é mais comum em crianças entre 1 e 3 anos, com mais de 50% dos casos ocorrendo em crianças menores de 4 anos. Já 94% dos casos ocorrem antes dos 7 anos.

Até os três anos, as crianças ainda não têm controle pleno da mastigação e deglutição. Isso porque, não possuem dentes molares para triturar alimentos sólidos. Alimentos como amendoim, feijão, pipoca e milho representam riscos, pois as crianças dessa faixa etária tendem a engolir sem mastigar adequadamente.

Qualquer distração, risada ou susto pode resultar em um acidente, agravado pelo hábito infantil de levar objetos à boca. Conforme a SBP, entre os principais sinais de aspiração estão crises de tosse e engasgo súbito, seguidos, em alguns casos, de chiado no peito – mesmo sem histórico de alergias na família.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica que auxilia na desobstrução das vias respiratórias e pode salvar vidas. Em um adulto engasgando, a pessoa que irá fazer o socorro deve se posicionar atrás da vítima, enlaçando os braços em volta do abdômen. Em seguida, com uma das mãos na “boca do estômago”, enquanto a outra comprime a primeira em uma manobra de empurrar a boca do estômago para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Os movimentos de compressão para dentro e para cima se assemelham a letra “J”.

No caso do bebê, a criança deve ser colocada de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas, no meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno, o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente.

Caso o objeto não saia, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência. Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente.

Confira o vídeo explicativo:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmãs influencers com mais de 1 milhão de seguidores são assassinadas no Ceará

Homem de 29 anos é preso por assassinato em abril no Jardim Tarumã

1977 – Anunciada a divisão de Mato Grosso

Sentimento anti-Trump impulsiona vitória de partido de esquerda na Austrália

Notícias mais lidas agora

Violência doméstica atinge em média 60 mulheres por dia em Mato Grosso do Sul

vereadores

CPI do Consórcio: 1ª oitiva teve mudanças sem aviso e vereadores abandonando reunião

Vacinação contra a gripe

Com mais de 70 mil doses já aplicadas, procura pela vacina contra a gripe segue alta em Campo Grande

Norris supera chuva e prova caótica e vence sprint do GP de Miami de F-1; Botoleto é 15º

Últimas Notícias

Polícia

Homem alega ter esfaqueado interno em clínica de recuperação para se defender

Suspeito foi até a delegacia horas depois do esfaqueamento para apresentar sua versão dos fatos

Cotidiano

Produtor rural de MS deve atualizar cadastro de rebanho em maio

Falta da declaração pode gerar bloqueio da atividade pecuária

Polícia

VÍDEO: Campeonato de futsal tem confusão e spray de pimenta em treinador no interior de MS

Treinador foi acusado de desacato e levado para a delegacia neste sábado (3)

Cotidiano

Dúvidas com o Imposto de Renda? Projeto oferece orientação gratuita aos contribuintes 

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda termina em 30 de maio