Cerca de 2 meses após diversas cidades de Mato Grosso do Sul não registrarem chuva, finalmente o clima seco deu uma trégua. Pelo menos 14 cidades do centro-sul de MS registraram precipitações nas últimas 24h. Em Rio Brilhante, teve chuva de granizo.
O destaque fica para as cidades de Aral Moreira, Ponta Porã, Angélica, Itaquiraí, Mundo Novo e Amambai, que tiveram mais de 20 mm (milímetros) de chuva acumulada neste período, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Com o menor índice de precipitação acumulada estão os municípios de Iguatemi, Sete Quedas, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Ivinhema, Jardim e Fátima do Sul (Culturama), com índice entre 8,6 mm e 19 mm. Os dados foram atualizados até as 7h40 desta segunda-feira (28).
Já moradores da cidade de Rio Brilhante foram surpreendidos com chuva de granizo nas primeiras horas da manhã desta segunda, segundo o site Rio Brilhante em Tempo Real. O fenômeno foi registrado por volta das 5h10 da manhã.
Alerta de declínio de temperatura
Mato Grosso do Sul está sob efeito de uma nova frente fria, que já derruba os termômetros em diversas cidades. A região sul registrou mínima de 10°C nas primeiras horas do dia desta segunda-feira. Contudo, as baixas temperaturas devem durar pouco no Estado, perdendo a força na quarta-feira (30).
O aviso do declínio de temperatura segue vigente até as 10h de terça-feira (29), com queda de 3 a 5°C nas temperaturas em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
Além disso, o Estado também está sob alerta de tempestade, vigente em 62 cidades, com exceção do extremo norte do Estado, como em Sonora, Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba e Aparecida do Taboado.
A chuva pode chegar a 50 milímetros ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h, além de queda de granizo. A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***