O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso de tempestade para 66 cidades de Mato Grosso do Sul. Entre esta segunda (13) e terça-feira (14), a atuação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical e outros sistemas meteorológicos, pode causar chuva de até 100 milímetros, acompanhada de rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo.
Válido para as próximas 24h, o aviso laranja indica grau de severidade de “perigo” para todo o Estado, com exceção da região sul. Pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia, com ventos intensos (de 60 km/h a 100 km/h) e queda de granizo.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Essa condição meteorológica eleva o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Logo, a recomendação é evitar abrigar-se debaixo de árvores ou de placas de propaganda, diante do perigo de quedas e descargas elétricas.
Estão na lista do aviso: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Frente fria e ciclone
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação conjunta de diferentes sistemas meteorológicos continuará favorecendo a formação de instabilidades. O avanço de uma frente fria, associado a um ciclone extratropical e à presença de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, a Bolívia e o próprio Estado, cria condições favoráveis para a ocorrência de chuvas e tempestades com raios, especialmente na metade leste.
Apesar disso, não se descartam pancadas de chuva nas demais regiões. Entre segunda e terça-feira, são esperados acumulados significativos de precipitação, que podem superar 40 milímetros em 24 horas, com destaque para as regiões centro-sul, sudeste e leste do Estado — em Naviraí, por exemplo, já foram registrados 32,8 mm nas últimas 12 horas.
Estão previstas temperaturas mínimas entre 16°C e 19°C e máximas entre 26°C e 29°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 23°C e 26°C e as máximas entre 32°C e 35°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 27°C e 35°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas de até 31°C.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)