Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Vai retroceder’: Fim de exigência de autoescolas paras obter CNH gera debate em Campo Grande

Enquanto uns acreditam que proposta vai aumentar o risco de acidentes no trânsito, outros defendem que a agilidade contribuiria para o processo
Heloisa Duim, Carol Leite -
Medida prevê que o candidato poderá escolher como se preparar para os exames (Foto: Henrique Arakaki)

Após o sinalizar a possibilidade de emitir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sem necessidade de aulas obrigatórias oferecidas pela autoescola, o assunto tem sido discutido Brasil à fora. Como qualquer situação, todo mundo tem uma opinião à respeito – mas a proposta tem gerado debates tanto contra quanto à favor.

Basicamente, a iniciativa prevê que o candidato poderá escolher como se preparar para os exames, o que também reduziria os custos para a emissão do documento. Apesar da proposta representar economia e agilidade para muitos, existem pessoas que desacreditam que a medida será vantajosa na prática.

Ailton Oliveira se enquadra na parcela da população contra o fim da exigência. O vendedor já tem CNH e aprendeu a dirigir na autoescola para não ter ‘vícios’ de direção. Além disso, acredita que a medida pode significar um retrocesso devido à imprudência de condutores, que já ocorre mesmo com a obrigatoriedade de aulas práticas.

“Eu acho que vai retroceder. Eu sei que é caro, mas com a autoescola já tem muito motorista imprudente e sem a autoescola vai piorar as coisas. Acho que é para arrecadar mais porque o povo vai estar sem saber muito das aulas teóricas, a placa, a legislação de trânsito. Vai acabar sendo imprudente e vai gerar multa, vai gerar mais imposto. Não vai pagar a aula, mas vai acabar pagando de outra forma”, relata.

Ailton Oliveira tem CNH e aprendeu a dirigir durante as aulas obrigatórias oferecidas pela autoescola (Foto: Henique Arakaki)

Já para Andriele Reinoso, o custo não vai sair do bolso como impostos ou multas. Para a vendedora, a não obrigatoriedade das aulas de direção contribui para que ocorra mais acidentes de trânsito e gera riscos à vida da população.

“Eu acho que se a gente soltar o carro ou a moto na minha mão mesmo, eu atropelo uns 20. Para mim, teria que a pessoa fazer as aulas certinhas mesmo e pegar sua CNH legalizada. A vida da gente não tem preço”, comenta.

Para Andriele Reinoso, a proposta aumenta o risco de acidentes de trânsito (Foto: Henrique Arakaki)

‘Não tem necessidade de autoescola’

Enquanto tem quem ache que a ideia será prejudicial, outros moradores de enxergam a proposta positivamente. Manoel de Souza é comerciante e relata que já sabia dirigir antes de dar início ao processo de emissão da CNH, se posicionando a favor do fim da obrigatoriedade das aulas.

“Autoescola é bom porque educa, você aprende, mas se você já tem a prática, não tem necessidade de autoescola. Facilita financeiramente e você não perde tanto tempo. Sem você saber dirigir fica muito difícil porque só na autoescola não é fácil”.

Manoel de Souza já sabia dirigir antes de ingressar na autoescola e acredita que a medida irá beneficiar o público (Foto: Henrique Arakaki)

Assim como Manoel, Jerônimo Pereira é aposentado e acha que a proposta facilita a emissão do documento, mas é importante que os condutores sejam prudentes e dirijam dentro da lei. Ainda, a redução do valor até motiva Manoel a tirar a CNH futuramente. “Eu me interesso muito. Inclusive, eu estou até esperando se a causa entrar em vigor mesmo”.

Jerônimo Pereira não tem CNH e vê na proposta uma oportunidade de adquirir o documento (Foto: Henrique Arakaki)

O que diz a proposta?

Se a proposta for aprovada, o candidato poderá escolher como se preparar para os exames técnicos e práticos, que continuam obrigatórios. Atualmente, são exigidas 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas.

Conforme a projeção do Governo Federal, o custo para obtenção da CNH reduziria em até 80%. O Ministério dos Transportes abriu consulta pública sobre as regras para a obtenção da CNH na última quinta-feira (2).

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Não sei explicar’, diz acusado de matar padrasto com 22 facadas no Nova Lima

Após morte por suspeita de intoxicação por metanol em MS, promotor quer providências em 10 dias

Bope detona granada na Vila Ipiranga encontrada por rapaz em lago de Campo Grande 

tre-ms tse

TSE nega recurso e mantém como não prestadas contas de candidata em Paranaíba

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Indicado de político some e ‘enrola’ ação por corrupção no Detran-MS

Justiça nega pedido de Juliano Ferro para liberar caminhonete comprada de acusado por tráfico

Músico que matou Vanessa vira réu por perseguição e mais dois crimes contra jornalista

Memphis tem passaporte roubado no Brasil e adia apresentação à seleção holandesa

Últimas Notícias

Brasil

MP denuncia 20 pessoas suspeitas de adulterar cerveja em SP

Foram apreendidas 980 caixas de cerveja e oito caixas com tampinhas de diversas marcas usadas na adulteração

Brasil

Lula diz que Israel viola leis ao interceptar flotilha com brasileiros

Grupo levava alimentos, água e remédios ao povo palestino em Gaza

Polícia

Boate contesta versão da polícia e nega venda de bebidas adulteradas durante fiscalização

Boate alega que itens vencidos estavam separados para descarte

Cotidiano

Prefeitura de Alcinópolis decreta situação de emergência devido a incêndio florestal

Incêndio de grande extensão já devastou aproximadamente nove mil hectares em Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari