A partir desta segunda-feira (5), a USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Los Angeles passa a funcionar até às 23h, como estratégia da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária em Saúde, reduzindo a sobrecarga nas unidades de urgência e atendendo a população que não consegue buscar atendimento durante o horário comercial.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Serão ofertados os mesmo serviços: consultas médicas e de enfermagem, vacinação, entrega de medicamentos e procedimentos básicos. O atendimento é voltado para casos de menor complexidade, como sintomas leves de síndromes respiratórias, com foco na demanda espontânea entre 17h e 23h.
Conforme Ana Paula Resende, superintendente da Rede de Atenção à Saúde, a decisão leva em conta a alta demanda da unidade e o momento atual, com aumento nos casos de síndromes respiratórias.
“Queremos evitar que pacientes com sintomas leves procurem a UPA Universitário, o qual é referência para essa região. O atendimento na USF é mais próximo, humanizado e adequado para esses casos”, afirma.
Ela ressalta ainda que a estratégia não é pontual. “Essa ampliação do horário não será apenas durante o período sazonal. Ela será permanente, como forma de qualificar a Atenção Primária e reduzir a procura por unidades de urgência”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.