O urutau, ave também conhecida como “mãe-da-lua”, é conhecido pela habilidade de permanecer parado e camuflado entre troncos de árvores. Entretanto, o “disfarce” não foi eficaz ao pousar em uma placa de sinalização no cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com a Avenida Ernesto Geisel, no Centro de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (11).
A cena encantou o aposentado e empresário Juracy Ribeiro, que não perdeu tempo e agilizou a câmera do celular para fotografar o bicho. “Campo Grande continua nos oferecendo as belezas naturais”, descreve.
Também chamada de “ave-fantasma”, o urutau tem hábitos noturnos. Além disso, o bicho é cercado de superstições que encantam e assustam os observadores. Por ficar tanto tempo parado, algumas pessoas acham que esses animais estão machucados ou doentes, sendo assim, resgatando um sem necessidade. Contudo, ao notar a espécie, a recomendação é jamais tocar no animal.
Lendas sobre o Urutau
O Jornal Midiamax publicou um material sobre a espécie curiosa. Algumas pessoas, por desconhecimento, acabam por rejeitá-lo com medo de mau agouro ou má sorte. Portanto, infelizmente, muitas solicitam o seu recolhimento pela Polícia Ambiental que acaba depositando-as em centros de triagem. Mas as lendas vão muito além da mera sorte.
Por exemplo, conta uma famosa lenda boliviana, que na densa mata habitava a bela filha do cacique de certa tribo, enamorada por um jovem guerreiro da mesma tribo, a quem amava profundamente. Amava e era amada. Ao saber do romance, o pai da menina, enfurecido pelo ciúme, usou suas artes mágicas e tomou a decisão de acabar o namoro da maneira mais trágica: matar o pretendente.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.